Aprenda a preparar um delicioso Panetone de Cupuaçu

183

O p√£o doce recheado, t√≠pico das festividades natalinas mais conhecido como panetone, ganhou um sabor mais regional ap√≥s o acr√©scimo de frutos amaz√īnicos.¬†

De origem italiana, o panetone √© uma das principais comidas consumidas na √©poca de natal, com prest√≠gio em v√°rios lugares no mundo. Pensando em incrementar um sabor mais regional, culinaristas da amaz√īnia, adicionaram ao alimento, frutos tradicionais da amaz√īnia como, cupua√ßu,¬† tucum√£ e outros.

Panetone com cupuaçu
Ingredientes: 
Р500g polpas de cupuaçu
– 2 x√≠caras (ch√°) de a√ß√ļcar
– 1/2 x√≠cara (ch√°) de √Āgua
– 1 panetone de frutas cristalizadas (500g)
– 100g de castanha-do-par√° picada grosseiramente

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Modo de preparo:
Em uma panela, junte a polpa de cupua√ßu, o a√ß√ļcar e a √°gua. Leve ao fogo e mexa sem parar at√© dar ponto de geleia. Deixe esfriar e reserve 1 x√≠cara da geleia para a cobertura. Com uma faca, corte a tampa do panetone em forma de cone com aproximadamente 15 cm de comprimento, deixando 3 cm nas laterais. Retire o cone e preencha o panetone com a geleia de cupua√ßu. Encaixe o cone, pressionando at√© a tampa ficar na altura inicial. Ponha um peso sobre a tampa para o cone se integrar √† geleia. Leve √† geladeira de um dia para o outro. Antes de servir, espalhe o restante da geleia sobre o panetone e distribua as castanhas-do-par√°.

Coment√°rios

Receba nossas atualizações no seu e-mail: