Home Entretenimento Curiosidades Aprenda como usar o umidificador de ar corretamente

Aprenda como usar o umidificador de ar corretamente

7 min - tempo de leitura
183

Em tempos de ar extremamente seco e de poluição contínua, casos alérgicos e doenças respiratórias têm sido recorrentes. Isso acontece com pessoas de todas as idades, e se torna alarmante principalmente entre idosos e bebês, que têm maior propensão ao agravamento dos quadros. As tão famosas “ites” (faringite, rinite, bronquite, sinusite) são exemplos de casos implacáveis que atingem a população.

O umidificador de ar traz inúmeros benefícios que coíbem a aparição de tosse e danos respiratórios. É hoje um produto bastante “queridinho” dos consumidores que sofrem com isso. Além de quem prefere prevenir e se proteger antes do problema acontecer. Isso é pensar no bem-estar próprio e de seus familiares em primeiro lugar.

Preparamos esse material para te ajudar a esclarecer dúvidas sobre o modo de funcionamento e de utilização. Siga as nossas dicas e aprenda como usar o umidificador de ar corretamente.

Escolha o umidificador de ar ideal

Diante de tanta variedade, a escolha do umidificador de ar ideal deve indicar suas necessidades. Cada um deles melhora a umidade relativa do ar com sistemas de funcionamento próprio. Cabendo ao consumidor selecionar aquele com as funções mais importantes para seu lar.

Os principais umidificadores de ar são:

  • Umidificador a vapor quente: promove a vaporização através de um sistema simples, transferindo a água para fora do produto por meio do vapor. Traz a possibilidade de pôr remédios para tosse em um recipiente para fazer inalação.
  • Umidificador impulsor: produz a vaporização de maneira semelhante a uma neblina, fresquinha e saudável. Em seu interior possui um difusor que cria as gotículas que pairam no ar.
  • Umidificador ultrassônico: tem alta performance em transformar água em vapor, além de agir de modo silencioso, sem barulhos incômodos. Possui sistema de ventilação que deixa o ambiente aconchegante.
  • Umidificador central: é um modelo incorporado ao sistema central da casa, de ar condicionado ou aquecedor. Revigora a umidade relativa do ar em todos os ambientes da casa, dando aspecto saudável e confortável.
  • Umidificador evaporativo: atua de maneira simples, com manuseio fácil e possui sistema de ventilação. Que por sua vez faz o processo ao transferir a água do recipiente por meio de um filtro ou ventilador que refresca e vaporiza.

Conheça bem as funções do seu produto

Todo fabricante oferece ao consumidor um manual de instruções onde detalha as funções do produto. É fundamental ler atentamente os conselhos e regras do umidificador de ar para usá-lo corretamente. Só assim pode-se extrair o melhor desempenho possível. Saiba como configurá-lo, como limpar, como fazer a manutenção e etc, a partir dos dados cedidos pelo fabricante. Leia as instruções!

Use água filtrada sempre

Os umidificadores de ar têm um reservatório apropriado para colocar a água que se transformará em vapor. Contudo, o aparelho não possui sistema de fervura de água, o que pode proporcionar a transmissão de bactérias. Para que isso não aconteça, use água filtrada sempre, pois ela é própria, límpida e saudável para o bem-estar.

Ligue-o preferencialmente à noite

É altamente recomendável ligar o umidificador de ar preferencialmente à noite, horas antes de dormir. Assim, ao deitar, o ambiente estará agradável e mais fresco para não ressecar as mucosas das vias aéreas.

Se houver a necessidade de deixar o aparelho ligado durante o sono, reduza a potência para não gerar umidade em excesso. Já que umidade de mais é prejudicial a saúde. Para que o ar circule livremente, sugerimos deixar a porta aberta.

Higienize o aparelho com bastante frequência

Lembre-se que o produto trata o ar de todo o ambiente, por isso é essencial higienizar o aparelho com bastante frequência. A fim de evitar a proliferação de bactérias e influenciar negativamente o desempenho do umidificador. Desmonte-o e limpe-o com água e sabão neutro ao menos duas vezes por semana.

Regule adequadamente

Os níveis recomendados para umidade ficam entre 30% e 50%. Não mantenha o umidificador de ar ligado o tempo todo! O objetivo é evitar doenças, não adquiri-las. Pense nisso!

Direcione o umidificador de ar com cuidado

Para direcionar o umidificador de ar, verifique:

  • Se a superfície onde ficará é elevada;
  • Posicione-o distante das paredes, ao menos 30cm;
  • Não deixe nada em frente do umidificador, atrapalhando a passagem do vapor;
  • Evite que o aparelho fique muito próximo de bebês e objetos que podem se molhar;
  • Ao desligar, seque toda a área em volta do umidificador para coibir mofo.
Aprenda como usar o umidificador de ar corretamente
Aprenda como usar o umidificador de ar corretamente / Foto : Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Deixe uma resposta

Leia Também

Pantanal está pegando fogo em proporções nunca registradas! Uma verdadeira tragédia pro Brasil e o mundo!

Nos primeiros sete meses deste ano, o principal rio do Pantanal, o rio Paraguai, atingiu o…