As belezas naturais de Nhamundá, a terra das Ykamiabas

276

Quem experimenta pela primeira vez a ilha de Nhamundá, a Terra das Ykamiabas encanta-se com a exuberância de suas belezas naturais por todo o percurso da viagem.

Nhamundá vista de cima / Foto: Reyson Silva
Nhamundá vista de cima / Foto: Reyson Silva

Ao navegar pelo Rio Aduacá, pertencente ao município de Nhamundá, não se espante ao se deparar com jacarés da espécie açu. Eles são os primeiros anfitriões de uma área exótica e maravilhosa que desde as Amazonas, guerreiras Ykamiabas, têm os seus mistérios. A cidade conhecida até a década de 50 como Ilha Afonso de Carvalho e Terra das Cotias, pertencia ao território de Parintins. Dai a irmandade entre as cidades. Um dos principais habitantes estão até hoje na área indígena, os povos Hiskarianas.

Praça Nossa Senhora de Assunção / Foto: Denis Guimarães
Praça Nossa Senhora de Assunção / Foto: Denis Guimarães

Uma das principais festa da cidade de Nhamundá  é a Festa da Pesca do Tucunaré, uma tradição que atrai turistas de diversas áreas do Amazonas e do mundo.  Durante a atração, o público prestigia diversas bandas locais de alto nível, além das atrações nacionais que são sempre de arrastar multidão.

Praia da Liberdade /  Foto: Denis Guimarães
Praia da Liberdade / Foto: Denis Guimarães
Loading...

Ainda durante a Festa do Tucunaré, acontecem algumas competições, como por exemplo : a escolha da Garota Tucunaré, a corrida de rabetas e a pesca do maior Tucunaré da região, ponto alto do evento.

A Ilha de Nhamundá conta na parte de comunicação com apenas uma emissora de rádio: Liberdade FM, a qual ainda é comunitária, mas seus profissionais assim como todo o povo nhamundaense entusiasmados se reversam e transmitem cada detalhe dos momentos da festa, através das ondas sonoras.

Entardecer na Praia da Liberdade / Foto : Bruno Rocha
Entardecer na Praia da Liberdade / Foto : Bruno Rocha

A cidade também conta com toda uma estrutura de hotelaria, café da manhã, restaurantes e serviços de bar e lanchonete. Os profissionais da área de limpeza pública também contribuem com o evento. Vendedores e ambulantes de Parintins, Manaus e da própria cidade costumam montar barracas para oferecer os mais diversos produtos, da água de coco ao Tucunaré no tucupi.

Praia da Liberdade / Foto: Nhamundá AM
Praia da Liberdade / Foto: Nhamundá AM

A cidade tem 20.078 habitantes, sendo a última cidade do Amazonas, a leste, próxima dos municípios de Terra Santa, Faro e Oriximiná. Tem uma área de 14.105 km². É o 35º município mais populoso do Amazonas. Nhamundá origina-se da palavra Jamundá. Jamundá foi um tuxaua da tribo Wabuy que viviam na região de Oriximiná, Pará.

Praia da Liberdade / Foto: Nhamundá AM
Praia da Liberdade / Foto: Nhamundá AM

Comentários

comentários

Curte nosso conteúdo?!

Receba as notícias diretamente no seu e-mail: