Aumenta para 60,67% o n√ļmero novas empresas de turismo regularizadas no Amazonas

164

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), refor√ßou as fiscaliza√ß√Ķes dos prestadores de servi√ßos tur√≠sticos e registrou um aumento de 60,67% na regulariza√ß√£o de novas empresas em 2019. O percentual corresponde a um total de 143 estabelecimentos, 54 a mais que no mesmo per√≠odo do ano passado.

Neste ano, a equipe do Departamento de Registro e Fiscalização da Amazonastur visitou as cidades de Parintins, Tefé, Tabatinga e Presidente Figueiredo. A ação teve o objetivo tanto de ordenar os operadores do trade quanto de regularizar os empreendimentos no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, o Cadastur.

De acordo com a Amazonastur, o estado possui 1.215 prestadores de serviços turísticos regularizados diante do Ministério do Turismo (Mtur), por meio do Cadastur. Ao todo, 1.106 prestadores são de cadastro obrigatório, e 109 operadores de cadastro opcional.

Foto: Clóvis Miranda / Arquivo Amazonastur
Foto: Clóvis Miranda / Arquivo Amazonastur

Conforme a gerente do Departamento de Registro e Fiscaliza√ß√£o da Amazonastur, Gioavanna Tapaj√≥s, durante as abordagens nos munic√≠pios, entre as infra√ß√Ķes mais encontradas estavam a n√£o regulariza√ß√£o do empreendimento, bem como a aus√™ncia de licen√ßas obrigat√≥rias.

Foto: Clóvis Miranda / Arquivo Amazonastur
Foto: Clóvis Miranda / Arquivo Amazonastur

‚ÄúNas cidades, n√≥s realizamos o ordenamento em parceria com Corpo de Bombeiros, Vigil√Ęncia Sanit√°ria, Pol√≠cia Militar, orientando os propriet√°rios visando √† regulariza√ß√£o. √Č um feito significativo para o turismo do estado, uma vez que o turista sabe que aquela propriedade est√° legal e dentro dos padr√Ķes exigidos pelo Mtur‚ÄĚ, comentou Giovanna, que destacou tamb√©m a import√Ęncia da obten√ß√£o do selo Cadastur para os empreendimentos.

Foto: Clóvis Miranda / Arquivo Amazonastur
Foto: Clóvis Miranda / Arquivo Amazonastur

Mais n√ļmeros ‚Äď Durante o ordenamento, a Amazonastur verificou a regulariza√ß√£o de 74 ag√™ncias de turismo, um aumento de 100% se comparado ao mesmo per√≠odo de 2018. Al√©m delas, 12 organizadoras de eventos, 11 transportadoras tur√≠sticas e 23 meios de hospedagem foram regularizados. Outros 23 novos estabelecimentos cadastrados correspondem a outras categorias.

Terra das Cachoeiras ‚Äď Nesta segunda-feira (22/4), a equipe da Amazonastur, juntamente a demais √≥rg√£os estaduais, realizam o ordenamento dos prestadores de servi√ßos tur√≠sticos em Presidente Figueiredo. A a√ß√£o deve ocorrer at√© a pr√≥xima sexta-feira (25/4).

Com informa√ß√Ķes da Assessoria

Coment√°rios