Home Notícias Amazonas Ave silvestre Frango-d’água-azul é resgatada no Parque das Nações, em Manaus

Ave silvestre Frango-d’água-azul é resgatada no Parque das Nações, em Manaus

3 min - tempo de leitura
224

A Polícia Militar regatou uma ave silvestre, conhecida como frango-d’água-azul, por volta das 20h desta segunda-feira (04/02), no Parque das Nações, zona Norte. A ocorrência foi atendida pelo Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental.

A ave foi resgatada na noite da última segunda-feira (4) no bairro Parque das Nações. / Foto: Reprodução/DCS-PMAM
A ave foi resgatada na noite da última segunda-feira (4) no bairro Parque das Nações. / Foto: Reprodução/DCS-PMAM

Os policiais militares, sob o comando do 2º tenente Cordovil, foram até a rua Perimetral Espanha após contato pelo celular da companhia (linha direta). Uma mulher de 29 anos havia acionado a PM e estava resguardando a ave, cujo nome científico é Porphyrio martinicus.

Ela disse que seu animal de estimação, um gato, havia capturado a ave, que foi entregue aos policiais com um pequeno ferimento na altura do pescoço. Segundo o tenente Cordovil, o ferimento, aparentemente, não é grave. O animal foi resgatado e levado até a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Conheça a ave
O frango-d’água-azul é conhecido também como jaçanã (Maranhão) e tauá-tauá-azul (Amapá). Em algumas regiões, como no Maranhão, são cinegéticos, sendo muito caçados a partir de março, quando trocam todas as penas das asas ao mesmo tempo e ficam impossibilitados de voar. Os ovos também são alvo de predação pelo homem, fatores que podem contribuir para o declínio da espécie nestas regiões.

Seu nome científico significa: do (grego) porphurion, porphyrio = galinha do pântano; e do (latim) martinicus = referente à ilha de Martinica no Caribe, referente ao continente americano identificado pela ilha da Martinica. 

Mede cerca de 35 centímetros de comprimento, com envergadura de 50 a 55 centímetros. / Foto: Ronaldo Koloszuk
A ave Mede cerca de 35 centímetros de comprimento, com envergadura de 50 a 55 centímetros. / Foto: Ronaldo Koloszuk

Seu peso está entre 203 e 305 gramas para os machos da espécie e entre 142 e 291 gramas para as fêmeas. Geralmente o frango d’água mais conhecido do país; ao contrário do frango-d’água-comum (Gallinula chloropus), tem um escudo chato e azul esbranquiçado, pernas amarelas e “farol de ré” branco não bipartido. Imaturo parecido com o frango-d’água-comum, mas de coloração pardo-amarelada, podendo lembrar um maçarico ou uma jaçanã jovem.

Eles aparecem por todo o Brasil e também do sudeste dos Estados Unidos e México até o norte da Argentina. É migratório, praticamente desaparecendo do sul do País durante o inverno.

*Com informações de assessoria

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Nickson Maciel
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Alunos nordestinos fazem saudação nazista em sala de aula e são suspensos pela direção

Um grupo de adolescentes de 17 anos  do Colégio Santa Maria, um dos mais tradicionais da r…