Bares de Manaus viram Patrimônio Cultural Imaterial - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Manaus

Bares de Manaus viram Patrimônio Cultural Imaterial

Publicado

no

Bares de Manaus viram Patrimonio Cultural Imaterial

Localizados no Centro Histórico de Manaus, os bares Caldeira, Jagandeiro e Armando,  foram incluídos na lista de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas.
O projeto de Lei 4.199, de 23 de julho, foi sancionado pelo governador do Estado do Amazonas José Melo. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (23).
O Projeto de Lei, de autoria do deputado Bosco Saraiva (PSDB), foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no dia 18. O projeto de lei estava tramitando na Aleam desde o mês de fevereiro.
“O projeto de lei favorece essas localidades com uma regra já pré-estabelecida e mantém a tradição da cidade, memória, e história. Manaus ganha muito com a transformação desses locais em Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas. No bar do Armando e do Caldeira, muitas histórias políticas, sociais e culturais aconteceram ao longo da existência de ambos”, disse o deputado, por meio da assessoria.

Bares de Manaus viram Patrimonio Cultural Imaterial

Bares de Manaus viram Patrimônio Cultural Imaterial


O Bar do Armando, muito tradicional, fica localizado no Largo de São Sebastião, foi fundado na década de 70 pelo português Armando Dias Soares, que chegou a Manaus em 1953 e morreu em abril de 2012, aos 77 anos. Bandeiras de diferentes países e blusas penduradas no teto fazem a decoração do espaço conhecido como antigo ponto de encontro de artistas e intelectuais da capital. Todos os anos, o local recebe o famoso carnaval de rua da “Banda da Bica”. O apreciado sanduíche de pernil e bolinhos de bacalhau podem ser encontrados no bar de quinta e sexta: até 3h. Domingo: até 0h.
Fundado em 1948, o Bar Jangadeiro fica localizado na Rua Marquês de Santa Cruz. A pedida gastronômica é o escondidinho de pirarucu e macaxeira, além do sanduíche de pernil. O estabelecimento também oferece shows de música brasileira. Boi-bumbá e clássicos do rock nacional. O local fica aberto de terça-feira a segunda, das 8h às 22h.
Bares de Manaus viram Patrimonio Cultural Imaterial

Bares de Manaus viram Patrimônio Cultural Imaterial


O tradicional “Bar Caldeira” fica localizado na rua José Clemente. O bar, que tem mais de 50 anos de história, tem em uma das paredes uma fotografia que registra a visita do poeta Vinícius de Moraes ao local, quando conheceu Manaus em 1973. Opções de cerveja e música ao vivo são atrativos do espaço, que abre ao público de segunda a sábado: 10h-2h; domingo: 8h às 23h.
Bares de Manaus viram Patrimonio Cultural Imaterial

Bares de Manaus viram Patrimônio Cultural Imaterial


 
 

LEIA TAMBÉM  Jovens praticam esporte radical nas águas da chuva que caiu em Manaus

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações