Bebê morre em hospital após médico esquecer de vírgula em receita médica

148

No último domingo (8) um bebê de 10 meses morreu no Hospital Público de Santo Antônio do Içá, município a 881 km de Manaus, após o médico, Diedre Henrique Arce Foster, sem registro no Conselho Regional de Medicina ter prescrito para o bebê uma dosagem 10 vezes maior de um medicamento para alergia.

Bebê morre em hospital após médico esquecer de vírgula em receita médica - Imagem: Divulgação
Bebê morre em hospital após médico esquecer de vírgula em receita médica – Imagem: Divulgação

O bebê Henzo Matheus Pinto Elias deu entrada no Hospital de Santo Antônio do Içá com quadro de febre e vômito, ele foi atendido pelo médico Diedre na unidade de saúde que receitou o uso de dipirona e 25 miligramas de prometazina – medicamento usado para combater reações alérgicas. De acordo com informações da família, depois que a medicação foi aplicada, o pai do bebê foi chamado pelo médico, que corrigiu a receita para 2,5 miligramas do medicamento. O quadro clínico do bebê piorou, que chegou a ser transferido para o Hospital do Exército no dia 4 de julho, mas não resistiu e morreu na tarde do domingo (8).

Na certidão de óbito da criança consta que a causa da morte foi edema cerebral e hemorragia intracraniana. O Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) investigará o caso por crimes de negligência, exercício ilegal da medicina e até crime de homicídio.

O médico, sem registro no Conselho Regional de Medicina, foi exonerado em fevereiro deste ano pela Prefeitura de Santo Antônio do Içá após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Mas o médico continuava atendendo os pacientes mesmo estando afastado do cargo.

A prefeitura do município emitiu nota afirmando que o médico cirutgião Diedre Henrique Arce Foster, “por saber da enorme demanda no Hospital Dom Alberto Marzi, estava fazendo trabalho voluntário por 10 dias, estando com a sua viagem de saída do município marcada e agendada.”

O médico tem diploma de medicina da Bolívia, mas não possui validação para atuar no Amazonas. Segundo o TCE-AM, ele não tem inscrição no Conselho Regional de Medicina ou vinculação ao “Programa Mais Médicos”, do Governo Federal.

Bebê morre em hospital após médico esquecer de vírgula em receita médica - Imagem: Divulgação
Bebê morre em hospital após médico esquecer de vírgula em receita médica – Imagem: Divulgação

Comentários