Bebê morre em hospital após médico esquecer de vírgula em receita médica

205

No √ļltimo domingo (8) um beb√™ de 10 meses morreu no Hospital P√ļblico de Santo Ant√īnio do I√ß√°, munic√≠pio a 881 km de Manaus, ap√≥s o m√©dico, Diedre Henrique Arce Foster, sem registro no Conselho Regional de Medicina ter prescrito para o beb√™ uma dosagem 10 vezes maior de um medicamento para alergia.

Bebê morre em hospital após médico esquecer de vírgula em receita médica - Imagem: Divulgação
Bebê morre em hospital após médico esquecer de vírgula em receita médica РImagem: Divulgação

O beb√™ Henzo Matheus Pinto Elias deu entrada no Hospital de Santo Ant√īnio do I√ß√° com quadro de febre e v√īmito, ele foi atendido pelo m√©dico Diedre na unidade de sa√ļde que receitou o uso de dipirona e 25 miligramas de prometazina – medicamento usado para combater rea√ß√Ķes al√©rgicas. De acordo com informa√ß√Ķes da fam√≠lia, depois que a medica√ß√£o foi aplicada, o pai do beb√™ foi chamado pelo m√©dico, que corrigiu a receita para 2,5 miligramas do medicamento. O quadro cl√≠nico do beb√™ piorou, que chegou a ser transferido para o Hospital do Ex√©rcito no dia 4 de julho, mas n√£o resistiu e morreu na tarde do domingo (8).

Na certid√£o de √≥bito da crian√ßa consta que a causa da morte foi edema cerebral e hemorragia intracraniana. O Minist√©rio P√ļblico do Amazonas (MPE-AM) investigar√° o caso por crimes de neglig√™ncia, exerc√≠cio ilegal da medicina e at√© crime de homic√≠dio.

O m√©dico, sem registro no Conselho Regional de Medicina, foi exonerado em fevereiro deste ano pela Prefeitura de Santo Ant√īnio do I√ß√° ap√≥s determina√ß√£o do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Mas o m√©dico continuava atendendo os pacientes mesmo estando afastado do cargo.

A prefeitura do munic√≠pio emitiu nota afirmando que o m√©dico cirutgi√£o Diedre Henrique Arce Foster, ‚Äúpor saber da enorme demanda no Hospital Dom Alberto Marzi, estava fazendo trabalho volunt√°rio por 10 dias, estando com a sua viagem de sa√≠da do munic√≠pio marcada e agendada.‚ÄĚ

O m√©dico tem diploma de medicina da Bol√≠via, mas n√£o possui valida√ß√£o para atuar no Amazonas. Segundo o TCE-AM, ele n√£o tem inscri√ß√£o no Conselho Regional de Medicina ou vincula√ß√£o ao ‚ÄúPrograma Mais M√©dicos‚ÄĚ, do Governo Federal.

Bebê morre em hospital após médico esquecer de vírgula em receita médica - Imagem: Divulgação
Bebê morre em hospital após médico esquecer de vírgula em receita médica РImagem: Divulgação

Coment√°rios