Biblioteca Virtual do AM oferece mais de três mil obras gratuitas

13

Ter acesso gratuito – a qualquer hora e de qualquer lugar – a livros, documentos históricos e revistas é uma realidade para leitores da Biblioteca Virtual do Amazonas, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O espaço online disponibiliza cerca de três mil obras digitalizadas entre acervo cartográfico, audiobooks, textos e documentos históricos, legislações, obras e estudos literários, fotografias, além de informações sobre as bibliotecas do estado de diferentes épocas.

Com o objetivo de disponibilizar fontes documentais sobre o Amazonas e Amazônia, a Biblioteca Virtual possibilita o fácil acesso a obras como “A cabanagem”, de Jorge Hurley; “Antiguidades do Amazonas”, de João Barboza Rodrigues; “Amazônia, cultura e sociedade”, de Djalma Batista; “Artesanato Popular”, de Mario Ypiranga Monteiro; e “Azul Geral”, de Ernesto Penafort e Tenório Telles (coord).

O acervo cartográfico reúne mapas, plantas e projetos arquitetônicos relacionados à arquitetura e cartografia do Amazonas. Além disso, os principais jornais que circularam na cidade no período de 1854 a 1986 e diversas obras na versão integral poderão ser disponibilizados se solicitados pelo e-mail acervodigitalsec@gmail.com.

Loading...

Visando atender aos deficientes visuais, algumas obras são oferecidas também em audiobooks (livros falados), com trechos de grandes obras da literatura amazonense, brasileira e mundial.

Espaço para pesquisa – Entre os usuários da Biblioteca Virtual está o engenheiro civil Valter Bonetti. Ele administra a página “Manaus Belle Époque” no Facebook e usou a biblioteca com a finalidade de coletar arquivos para seu perfil.

“Desde quando comecei a usar a biblioteca, nunca mais quis parar. Eu não trabalho com História, faço tudo isso por paixão pessoal mesmo”, ressalta. “O autor que mais consultei foi Mario Ypiranga Monteiro, em um livro sobre as ruas e avenidas de Manaus, e também uma coletânea sobre o Mercado Adolpho Lisboa”.

Questionado sobre os motivos pelos quais recomendaria a Biblioteca Virtual, o engenheiro responde: “A internet é uma fonte inesgotável de saber. Quando alguém está interessado no conteúdo da minha página e pergunta onde eu achei as informações eu recomento a Biblioteca Virtual, inclusive para os meus amigos de outros estados”, afirma.

Para conferir as obras, basta acessar o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br) e clicar no ícone da Biblioteca Virtual, localizado no canto direito da tela, ou por meio do endereço bv.cultura.am.gov.br.

Biblioteca Virtual do AM oferece mais de três mil obras gratuitas
Biblioteca Virtual do AM oferece mais de três mil obras gratuitas | Foto: Divulgação / Michael Dantas / SEC

Comentários

Receba nossas atualizações em seu e-mail: