Bicicleta: Google Maps tem vers√£o de trajetos para ciclistas

21

√Č cada vez mais evidente o uso da bicicleta como transporte alternativo.
Com a falta de ciclovia, quem faz seu trajeto pedalando, que o relevo do local influencia bastante na escolha do caminho do pedal.
Há alguns anos, o Google Maps já mostra a versão ciclística de trajetos no mapa, indicando o tempo estimado para percorrer o trecho escolhido, e agora traz também um indicador de inclinação para os ciclistas.

A ideia √© bem simples, mas muito √ļtil: de um ponto A at√© um ponto B, o Google Maps agora mostra tanto o tempo estimado e comprimento do trecho, quanto tamb√©m quantas¬†rampas e ladeiras o ciclista ter√° de enfrentar.

√Č um jeito interessante de ajudar a escolher caminhos que, apesar de serem um tantinho mais longos, sejam mais leves para quem pedala, evitando excesso de suor e de esfor√ßo ‚Äď lembrem-se que tem muita gente usando a bike para ir at√© o trabalho, e n√£o √© exatamente comum que empresas tenham vesti√°rios dispon√≠veis para seus funcion√°rios.

O indicador de inclina√ß√£o est√° dispon√≠vel em todos os 14 pa√≠ses onde o Google Maps oferece rotas ciclisticas ‚Äď que incluem a √Āustria, Austr√°lia, B√©lgica, Canad√°, Su√≠√ßa, Alemanha, Dinamarca, Finl√Ęndia, Gr√£-Bretanha, Holanda, Noruega, Nova Zel√Ęndia, Su√©cia e EUA. O Brasil, infelizmente, ainda fica de fora.

Lembro o grande exemplo que pude ver na Col√īmbia, as principais vias com ciclovias.
Muitos profissionais usam esse meio de transporte para se descolarem, sem distinção. Não só em Bogotá, como nas demais cidades.
Mega exemplo.

google-maps-bicycling-routes
google-maps-bike-inclinacao

 

Coment√°rios