BLACK POWER: A origem do penteado de luta e poder - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Curiosidades

BLACK POWER: A origem do penteado de luta e poder

Publicado

no

“Black power não é um penteado, é um símbolo de luta”. A frase dita pelo apresentador do BBB Tiago Leifert na edição dessa terça-feira (6) do reality show da Globo, durante uma conversa sobre racismo com o participante Rodolffo, resume bem a história por trás do cabelo black power, que se tornou um ícone de resistência do movimento negro.

O estilo, caracterizado pelos fios volumosos e em formato arredondado, que ganhou força principalmente a partir da década de 1960, surgiu nos anos 1920, na Jamaica. O ativista e comunicador Marcus Garvey foi, provavelmente, o responsável por difundi-lo, ao questionar os alisamentos feitos por mulheres e homens negros para se adequar aos padrões de beleza europeus vigentes na época.

LEIA TAMBÉM  Conheça a história do Amou Haji , o cara mais sujismundo da Terra!

Ao promover o retorno às raízes africanas, Garvey passou a difundir a ideia de valorização da beleza negra, sugerindo manter os fios crespos longos e naturais, sem qualquer processo para modificá-los. Algumas décadas depois, o cabelo afro voltou a ficar em evidência, com os movimentos de valorização da cultura e dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, nos anos 1960.

Angela Davis. (Fonte: Wikimedia Commons)

Uma das figuras mais importantes do movimento negro americano, a ativista e integrante dos Panteras Negras Angela Davis já adotava o penteado em sua juventude, ajudando a transformá-lo em um símbolo de resistência e também uma tendência. E foi nesse período, em 1966, que o termo black power surgiu. Ao ser preso, o militante radical Stockley Carmichael comentou: “O que vamos começar a dizer agora é poder negro (black power)”.

LEIA TAMBÉM  Dia de Iemanja: aprenda banhos e simpatias para atrair amor e realizações

Popularizando o black power
Entre o final dos anos 1960 e o início da década de 1970, o estilo teve uma grande popularização, literalmente fazendo a cabeça de personalidades negras. Estrelas da música, do cinema e dos esportes passaram a adotar o afro em peso.

LEIA TAMBÉM  Tem esse furinho na orelha? Então precisa saber disso urgente! Cenas fortes!

Jimmy Hendrix, Nina Simone, Billy Preston e os Jackson 5 foram apenas alguns dos adeptos do penteado. No Brasil, nomes como Tim Maia, Tony Tornado e o jogador Jairzinho ajudaram a popularizar o black power por aqui.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

O visual chegou a perder força nos anos 1980 e 1990, mas voltou a ser uma forte tendência no século XXI, especialmente nos meios artístico e esportivo

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Continue Lendo
Publicidade Se inscreva em nosso canal

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações