Boi Bumbá Caprichoso arrasou durante a gravação do DVD no Curral Zeca Xibelão

89

Na noite mágica deste último sábado (21), no Curral Zeca Xibelão, na cidade de Parintins ocorreu o encerramento com chave de ouro do projeto áudiovisual do Boi Bumbá Caprichoso sobre a temática “Sabedoria Popular : Uma Revolução Ancestral” . Projeto este que foi pela primeira vez rodado em etapas, e passando por cidades como Presidente Figueiredo, Manaus, Santarém (no Pará) e concluiu-se no berço do Caprichoso na cidade de origem do Bumbá.

A cidade estava animada e a energia era possível sentir-se em toda a Ilha Tupinambarana. Com uma noite de muito espetáculo e brilho, o Boi Caprichoso deu um show e mostrou que virá para ganhar novamente o título por 3 noites a 0.

Boi Bumbá Caprichoso / Foto : Marcus Pessoa - No Amazonas é Assim
Boi Bumbá Caprichoso / Foto : Marcus Pessoa – No Amazonas é Assim

Conversamos com o Presidente do Conselho Fiscal do Caprichoso, Saullo Vianna, e perguntamos como ele avalia a parte organizacional do Caprichoso e sobre a perspectiva do bumbá este ano. Saulo nos contou que no Caprichoso “Nós temos todo um planejamento, pois o boi passa por dificuldades e o estamos adequando à essa realidade. Em 2018 nós estamos ainda mais organizados. 2017 foi o ano que nós “pegamos” o boi e tratamos de planejar de forma antecipada para que a parte artística tenha total liberdade de criar e encantar. Então assim, a gente se desdobra, conta com amigos e parceiros, para que a gente possa executar e o nosso Conselho de Arte possa trabalhar com liberdade. Em 2017, mesmo com as dificuldades foi perfeito, conseguimos ganhar o título. Este ano nós nos organizamos mais ainda. Só conseguimos que um espetáculo como este seja possível, devido o planejamento que fazemos com antecedência. Este ano de 2018, fizemos um produto diferente, a gente gravou em vários locais, e foi a primeira vez que o boi gravou no Teatro Amazonas, gravamos em Juruti, gravamos em Presidente Figueiredo, Santarém no Pará e hoje aqui em Parintins é o último ato. Dessa forma poderemos divulgar em clipes na internet e nas redes sociais e será uma forma diferente. A perspectiva é a melhor possível. Isso é inovação. Isso é criação do Caprichoso. “, revelou Saullo.

Presidente do Conselho Fiscal do Caprichoso, Saulo Vianna / Foto : Marcus Pessoa - No Amazonas é Assim
Presidente do Conselho Fiscal do Caprichoso, Saullo Vianna / Foto : Marcus Pessoa – No Amazonas é Assim

Anualmente o Boi Caprichoso realiza um grande espetáculo, sempre inspirado na poesia que nasce da alma do caboclo caprichoso, na batida da palminha, no ritmo dos chocalhos, no compasso simples do bater de pés das nossas tribos e na melodia mística que emana do canto dos pajés.

Neste ano, a temática buscou o resgate cultural e apresentou que toda evolução terrena nasce a partir da sabedoria popular e somente através do saber popular é que as tribos evoluem. Para o palco, o Caprichoso trouxe artesãos que confeccionavam cestos ao vivo, uma tradição típica das tribos que habitam a região. Trouxeram também referência à religião afro, dando ênfase ao nascimento do Caprichoso e exaltando o povo dos quilombolas.

Boi Bumbá Caprichoso / Foto : Marcus Pessoa - No Amazonas é Assim
Boi Bumbá Caprichoso / Foto : Marcus Pessoa – No Amazonas é Assim

Os brilhos individuais dos itens de destaque do Caprichoso também deram show. Todas foram de uma beleza e delicadeza incomensurável. Destaque para a Porta Estandarte do Caprichoso, Marcela Marialva, que plumava e seduzia o público. Durante sua apresentação, todos ficaram hipnotizados com tanta beleza cabocla.

Boi Bumbá Caprichoso / Foto : Marcus Pessoa - No Amazonas é Assim
Porta Estandarte do Caprichoso Marcela Marialva / Foto : Marcus Pessoa – No Amazonas é Assim

Além dos itens individuais, também estiveram presente nessa noite mágica a Marujada de Guerra, Corpo de Dança Caprichoso (CDC), Troup Caprichoso, Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB).

Aos presentes, o deleite de participar desta noite mágica e a ansiedade para que chegue logo Junho e os bois se enfrentem no Bumbódromo de Parintins.

Para quem quer acompanhar e entrar no clima, ainda há tempo. Todos os sábados no Copacabana Chopperia, na avenida do Turismo, ocorre o Ensaio dos Bumbás.

Boi Bumbá Caprichoso / Foto : Marcus Pessoa - No Amazonas é Assim
Boi Bumbá Caprichoso / Foto : Marcus Pessoa – No Amazonas é Assim

Assista um pouco do que rolou

Comentários