Boi Caprichoso anuncia o seu levantador de toadas; Patrick Araújo é o nome da emoção - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Agenda Cultural

Boi Caprichoso anuncia o seu levantador de toadas; Patrick Araújo é o nome da emoção

Publicado

no

O cantor Patrick Araújo foi anunciado na noite deste sábado (5), durante a live Ópera Cabocla, em Parintins, a 369 quilômetros da capital como novo levantador de toadas do Boi Caprichoso. Com isso, ele terá missão de substituir o ícone David Assayag nos vocais azulados.

Natural de Juruti, no Pará, Patrick Araújo ganhou fama no Boi Garantido, mas chamou atenção da cúpula azulada pelo talento e carisma. Ele é sobrinho do levantador de toadas do bumbá vermelho, Sebastião Júnior, e ambos irão se enfrentar no Bumbódromo, em 2021.

Além do Boi Caprichoso, ele também exerce o cargo de levantador de cantos tribais da Tribo Muirapinima, uma das protagonistas do Festribal, de Juruti. Patrick coleciona passagens em outros festivais folclóricos da Amazônia.

LEIA TAMBÉM  Melim e Overdriver Duo se apresentarão juntos em shows especiais nesta sexta-feira (5), em Manaus

Retorno

A diretoria do Boi Caprichoso também anunciou a volta do compositor Adriano Aguiar, que estava no Boi Garantido, para o time azulado.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Nascido e criado na Francesa e no Palmares, reduto tradicional do touro negro, ele deve fazer parte da produção musical do Caprichoso e promete trazer novas toadas.

Nas redes sociais, Adriano Aguiar disse que volta para o Boi Caprichoso de cabeça erguida e disposto a encerar novos desafios.

“Voltei de cabeça erguida e a alma leve pois nunca ofendi a nação azul e branca e volto a dizer: somente as pessoas próximas souberam do motivo de eu ter passado esse tempo longe do touro negro”, disse.

LEIA TAMBÉM  Ensaio dos Bumbás apresenta "Noite da Sinhazinha da Fazenda"

Tema

O presidente do Conselho de Artes do Boi Caprichoso, Ericky Nakanome, informou que o tema “Terra, Nosso Corpo Nosso Espírito”, escolhido para o festival de 2020, será mantido. Segundo Nakanome, o tema vai além da arena do Bumbódromo, e revela anseios que remetem à história do Caprichoso.

“O canto para a Terra, para o território comum da humanidade é um brado tingido de azul e branco. O Boi Caprichoso eleva as vozes da resistência para pedir um novo tempo, uma era sem violações contra a mãe natureza. Entendemos que como caboclos/caboclas habitantes da Amazônia, temos o dever de lutar por isso, em todos os contextos e ocasiões”, frisou.

LEIA TAMBÉM  Confira os vencedores do Manacanção 2018 – Festival de Música de Manacapuru

A conselheira de arte Larice Butel recorda os primeiros encontros para a efetivação do tema e do quanto a troca de saberes é crucial para o fortalecimento da luta.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

“Cada discussão demonstra se tratar de um objeto de estudo importante e atual. Fundamentar esse debate e mais do que isso, elevá-lo como bandeira em todos os nossos eventos, mostra que o Caprichoso é o Boi da luta popular”, destacou.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações