Home Notícias Política Bolsonaro nomeia militar economista para ministro da Educação

Bolsonaro nomeia militar economista para ministro da Educação

3 min - tempo de leitura
123

O militar da reserva da Marinha e especialista em finanças Carlos Alberto Decotelli é o novo ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro (sem partido). O anúncio foi feito hoje pelo presidente em sua página no Facebook. Ele assumirá a vaga deixada por Abraham Weintraub, que pediu demissão na semana passada.

Na condição de oficial da Marinha, Decotelli é tido como uma nomeação de confiança do núcleo militar do governo. – Imagem: Divulgação

Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), mestre pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e tem pós-doutorado pela Universidade de Wuppertal (Alemanha).

Na condição de oficial da Marinha, Decotelli é tido como uma nomeação de confiança do núcleo militar do governo.

Entre fevereiro e agosto de 2019, o financista atuou como presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Antes disso, trabalhou junto à equipe de transição do governo, formada após a vitória de Bolsonaro na eleição de 2018.

Decotelli assume um ministério enfraquecido politicamente pelas polêmicas relacionadas a Weintraub. O ex-ministro caiu depois de provocar a irritação de vários setores em virtude de declarações controversas e ataques a adversários do presidente e outras nações —como a China, principal parceria comercial do Brasil.

O episódio mais grave envolvendo Weintraub tornou-se público após a divulgação do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril. Na ocasião, ele chamou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) de “vabagundos” e disse que, por ele, estariam todos presos. A fala acirrou a briga institucional entre os poderes.

Decotelli é o terceiro nome a ocupar a chefia do Ministério da Educação no governo Bolsonaro. Antes dele e de Weintraub, o cargo foi ocupado por Ricardo Vélez Rodriguez.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Ex-secretária da Susam afirma que vice-governador era quem mandava na Saúde

Na última terça-feira (20/10), foi divulgado o depoimento da ex-secretária da Saúde do Est…