Cachoeira do Mutum em Presidente Figueiredo : O que saber antes de ir!

10828

Sem dúvida a Cachoeira do Mutum, localizada em Presidente Figueiredo (distante 107km de Manaus), é um dos pontos naturais mais lindos do Estado do Amazonas. Muita gente, ao ver as fotos da Cachoeira do Mutum, se anima para ir até lá, porém, é necessário saber algumas coisas antes de ir.

Cachoeira do Mutum em Presidente Figueiredo / Foto : Reprodução Youtube / Algacir Gurgacz
Cachoeira do Mutum em Presidente Figueiredo / Foto : Reprodução Youtube / Algacir Gurgacz

Pra chegar ao local é preciso levar duas coisas em consideração: Primeiramente que você precisará de um carro 4×4 para evitar surpresas. Algumas pessoas se aventuram em carros pequenos (gol, march, siena, uno, etc) porém, o risco de atolar e acabar o passeio é alto.  Também dá para se chegar a pé, porém, será necessário percorrer cerca de 6KM de trilha com poças de lama no caminho, o que dará em média mais de 1hora de caminhada.

Algumas pessoas acampam no local. A entrada é R$ 10.00. O lugar é limpo. O acompanhamento do guia é importante.

Muitas pessoas enfrentam as dificuldades do caminho para aproveitar as piscinas naturais.

A entrada deste paraíso natural fica no Km 54 da estrada de Balbina (AM240). Do lado esquerdo da pista no sentido Presidente Figueiredo – Balbina. Uma placa amarela indica a entrada do local.

Cachoeira do Mutum em Presidente Figueiredo Amazonas / Divulgação
Cachoeira do Mutum em Presidente Figueiredo Amazonas / Photo by: @izabelefreitas / Reprodução Instagram

A queda é muito bonita e há pedras para apoio, nas quais você consegue ancorar para sentir a força da água. Além disso, há uma piscina natural para banho e amplo espaço para acampar, confraternizar, descansar ou fazer um churrasco. Outra característica interessante é a presença de poços logo antes da queda, nos quais você pode mergulhar ou ficar de “bubuia”.

A primeira visão é de uma ponte feita com duas toras de árvores/madeira amarradas. É necessário atravessar, mas não é nada complicado. Tem cordas para o apoio das mãos. Após isso, chega-se na outra margem e onde pode-se percorrer a pé a corredeira (na água mesmo ou pela margem). Neste local encontram-se os famosos buracos nas pedras. São fundos mas não puxam para baixo ou possuem correnteza.

O fundo é feito de areia e toras de madeira. Há peixes neste buracos. É bem interessante. Andando um pouco mais será possível avistar uma grande área de pedra com um casebre de madeira, onde presumo ser possível pernoitar com sacos de dormir. Seguindo uma pequena trilha de menos de 50m, chega-se à cachoeira do Mutum. Esta é de tirar o fôlego! Possui cordas no local que dão acesso à área abaixo da cachoeira. Possui também um área de praia com areia onde é possível armar uma barraca para acapamento. Há toras de árvores caídas em meio à correnteza após a cachoeira que pode-se subir e contemplar a queda-de água. Muito bonito. idela para visitar e acampar.

É só na vazante dos rios que elas se revelam, mas a beleza natural é ímpar. São cerca de 10 piscinas naturais, cravadas em uma área rochosa da Cachoeira do Mutum, no km 54 da estrada de Balbina, em Presidente Figueiredo, município a 100km de Manaus.

Abaixo um vídeo de drone sobre este local paradisíaco há poucos km da capital Manaus.

 

Comentários

Receba nossas atualizações em seu e-mail: