Café do Pina é um dos bares e cafés mais tradicionais de Manaus

900

Situado na Praça da Polícia, o Café do Pina é um dos bares e cafés mais tradicionais da cidade, e possui até uma confraria. O Café do Pina foi inaugurado em 03/05/1951 e tradicionalmente faz parte da história de Manaus. Nos primórdios, o Café do Pina ou Pavilhão São Jorge, estava localizado originalmente ao lado do Quartel da Polícia Militar, na praça Heliodoro Balbi.

Pavilhão São Jorge ou Café do Pina, 1976
Pavilhão São Jorge ou Café do Pina, 1976

Em outro tempo, em 1976, quando Jorge Teixeira era prefeito, o Pavilhão São Jorge (alcunhado de Café do Pina) original foi demolido. Como recompensa, a prefeitura construiu na então praça Roosevelt outro prédio.

Dez anos depois, no entanto, ao tempo do prefeito Manoel Ribeiro, a prefeitura cedendo aos apelos de tantos reconduziu o café à proximidade do local original. Aquela construção sem nenhuma adjetivação que, ano passado, a reforma do Palacete Provincial botou abaixo.

O histórico Café do Pina
O histórico Café do Pina
Café do Pina
Pavilhão São Jorge ou Café do Pina, quando ainda estava localizado bem ao lado do Quartel da Policia Militar. Foto: Luiz Vasconcelos – A Critica – 04.09.2000

O atual Café do Pina é frequentado por aposentados, intelectuais, turistas, comerciários e empresários, o local está repleto de fotografias da Manaus antiga, com uma decoração estilo década de 50 – serve um excelente “Café Regional”, além de encontrarmos todos tipos de cafés – Brisa da Tarde, Matinê, Bela Morena, Moreninha e do famoso Pina Fly, uma mistura de café gelado, whisky, creme de leite, licor de cacau, chantily e cereja – chique, não!

Praça Heliodoro Babi Roosevel Gonçalves Dias
Café do Pina atualmente

Comentários

comentários

Loading...