Câmara de Vereadores de Pauini blinda prefeita e impede investigação sobre superfaturamento de medicamentos

303

Nesta segunda-feira, 16 de Abril, em sessão ordinária, a câmara de vereadores de Pauini, no Amazonas, reprovou requerimento de quatro vereadores para que fosse instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar compras superfaturadas de remédios envolvendo a empresa Biolar Importação e Exportação, LTDA.

Câmara de Vereadores de Pauini blinda prefeita e impede investigação sobre superfaturamento de medicamentos - Imagem: Romário Vieira
Câmara de Vereadores de Pauini blinda prefeita e impede investigação sobre superfaturamento de medicamentos – Imagem: Romário Vieira

O requerimento apresentado por vereadores de oposição afirma a possibilidade de fraudes em outros processos licitatórios conduzidos pela prefeitura, além do relativo a compra superfaturada de medicamentos.

Não faz muito tempo o munícipio de Pauini foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investigava o desvio de recursos públicos de mais de R$ 14 milhões que resultou no afastamento e na prisão da então prefeita Maria Barroso da Costa e dois de seus secretários. Pauini amarga a possível repetição de crimes praticados pela gestão pública municipal, se for verdadeira esta denúncia feita pelos vereadores de oposição.

É comum, nesse país, vereadores impedirem investigação sobre prefeitos denunciados pelos mais diversos crimes na administração pública.

 

A fiscalização dos órgãos de governo sobre as contas públicas da cidade de Pauini não parece ser eficaz. Muitas vezes acabam caindo no esquecimento algumas tentativas de apuração de ilícitos.

A gestão municipal fez contratos indevidos sem concurso público ou processo seletivo de mais de centena de pessoas, a maioria delas aliadas políticas da prefeita. A prefeita também emprega diversos parentes seus e de seus aliados, numa escancarada prática de nepotismo. Além de tudo isso, a gestora municipal Eliana Amorim agora tem sua gestão sob suspeita de fraudes em licitações.

Só os vereadores da base do governo parecem não enxergar ou querer ver os graves problemas denunciados pelos vereadores de oposição e por outros órgãos do governo municipal, como, por exemplo, no caso do Conselho Municipal do Fundeb.

Veja abaixo na íntegra cópia do requerimento e a relação dos vereadores que votaram contra a abertura da CPI.

Amarildo Brigido da Silva (PSD)
Emídia Gayoso Ybarra (Caçula /PTN)
Sebastião Araújo de Lima (Sebastião do Mulungú/PSL)
José Francisco Nonato da Silva (Nonato Policial/PMN)
Antônio Reinaldo da Silva (Tiú do Mapiá/PC do B)
Josue Lopes dos Santos (Josué Cabral/PMDB)

Câmara de Vereadores de Pauini blinda prefeita e impede investigação sobre superfaturamento de medicamentos - Imagem: Romário Vieira


Câmara de Vereadores de Pauini blinda prefeita e impede investigação sobre superfaturamento de medicamentos - Imagem: Romário Vieira

Comentários