Home Notícias Manaus Campanha antirrábica da Prefeitura de Manaus já vacinou mais de 80 mil cães e gatos

Campanha antirrábica da Prefeitura de Manaus já vacinou mais de 80 mil cães e gatos

5 min - tempo de leitura
560
Foto: Valdo Leão/Semcom

Entre os dias 13 de outubro e 7 de novembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, imunizou um total de 81.347 animais, entre cães e gatos, como parte da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2020. O resultado parcial, que corresponde a pouco mais de 36% da meta, foi divulgado nesta terça-feira, 10/11, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A vacinação ocorre tanto nas unidades fixas do CCZ, como também diariamente na vacinação casa a casa, a partir de um roteiro que permite a cobertura das principais ruas, simultaneamente nas quatro zonas da cidade de Manaus.

Essa campanha continua a ser executada na capital e tem a meta de imunizar 225.335 animais, sendo 161.110 cães e 64.225 gatos, representando 80% da população canina e 100% da população felina estimadas para o município.

Segundo o chefe do Núcleo de Controle da Raiva Humana e Animal do CCZ, Jhonata da Silva Calheiros, a imunização dos animais, como acontece em todos os anos na campanha, segue a estratégia de vacinação casa a casa, de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 13h30. E nos quatro espaços fixos, de segunda a sábado, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento ou cadastro prévio, basta chegar com o animal, em boas condições de saúde, e procurar a sala de vacinação.

“As equipes de vacinadores atuam de forma simultânea nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, com cronograma semanal, para atender a população até que a meta seja atingida. Além dessa estratégia, o CCZ mantém quatro postos fixos com a oferta da vacina contra a raiva”, informou Calheiros.

Cronograma da semana

Durante esta semana, até a sexta-feira, 13/11, as equipes de vacinadores têm um cronograma para trabalhar em comunidades nos bairros Cidade Nova, Canaranas, Vila Real, conjunto Cidadão e no Riacho Doce (todos na zona Norte); no Crespo, Japiim, Petrópolis, São Francisco e São Sebastião (zona Sul); Grande Vitória, conjunto Castanheira, loteamento Castanheira, Novo Reino 2, Gilberto Mestrinho e Cidade do Leste (bairros da zona Leste); Redenção, conjunto Ajuricaba, Jardim Versalhes e Campos Elíseos (zona Oeste).

Nesta quarta-feira, 11/11, a moradora do conjunto Jardim de Versalhes, bairro Planalto, Geisiane Azevedo comemorou a passagem da equipe de vacinação pela sua rua, quando foram vacinados seus quatro cachorros e dois gatos. “Não tem nem desculpa para não vacinar o animal, com essa comodidade oferecida. Os bichinhos precisam ter a saúde sempre em dia, então precisamos ter essa atenção, e mantê-los vacinados, isso é muito importante”.

Já os postos fixos de atendimento estão localizados na sede do CCZ, na avenida Brasil, bairro Compensa; nas duas unidades móveis do CCZ, que estão instaladas no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque 10, na avenida Perimetral, zona Centro-Sul, e na minivila olímpica do Coroado, na avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado, zona Leste; e no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, no bairro Jorge Teixeira, também na zona Leste.

A jornalista Carol Vasconcelos levou sua cachorrinha Mel até o CCZ, na avenida Brasil, para ser castrada, e já comentou a importância da vacina antirrábica. “Esse é um serviço muito importante, e o fato de ser oferecido aqui no Centro de Controle de Zoonoses facilita bastante a vida dos donos de animais. A vacina da raiva deve ser administrada anualmente, muito importante tanto para saúde do dono quanto do animal, e de todos que convivem com o bichinho”.

  • Foto: Divulgação

    Seu cachorro anda desanimado? Você pode ser o culpado. Entenda

    Estudos realizados descobriram uma das causas que deixam os pets desanimados. Para entende…
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Roger Siqueira
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Karma: Suspeito de matar a companheira foge, bate carro e morre carbonizado

Um homem, de 54 anos, morreu carbonizado após o carro dele pegar fogo na PR-281, em Salto …