Home Notícias Amazonas Campanha contra o vírus da Influenza A H1N1 inicia nesta quarta, saiba detalhes

Campanha contra o vírus da Influenza A H1N1 inicia nesta quarta, saiba detalhes

4 min - tempo de leitura
27

Na próxima quarta-feira (20), tem início a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza A H1N1, em Manaus e Interior. A prioridade é o grupo de risco, devido a situação de urgência. Já os demais devem aguardar a campanha nacional, que começa em abril.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quem faz parte do grupo de risco, deve comparecer no local de vacinação portando carteira de vacinação e documento de identificação. Quem tem doenças crônicas ou especiais é necessário também estar com a prescrição médica e o motivo da indicação da vacina. Os pacientes crônicos do SUS devem ir aos postos em que estão registrados para receberem a dose.

O grupo de risco engloba pessoas com mais facilidade de contraírem o vírus e espalharem, como:

– Idosos acima de 60 anos;
– Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos;
– Grávidas e mulheres de resguardo até 45 dias após o parto;
– Doentes crônicos (Diabetes, Hipertensão, portadores de doenças neurológicas, pessoas com comprometimento pulmonar, entre outros);
– Trabalhadores da saúde;
– Profissionais da educação;
– Povos Indígenas;

Esquema de segurança
A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) vai coordenar ações de segurança durante a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza A H1N1. Segundo o chefe da Seção de Operações do Estado, Tenente-coronel Dias Figueiredo, a Polícia Militar estará apoiando em todos os locais de vacinação, na capital e interior.

“Estaremos usufruindo da estrutura do CICC para qualquer situação em que exija um esforço maior. Nós acreditamos que com a ação preventiva em todos os locais de vacinação evitaremos tumultos. Estamos cientes dos dez locais de unidades básicas de horário estendido. Nós vamos ter um cuidado especial reforçando o efetivo”, ressaltou.

A campanha, que é destinada somente a grupos prioritários, ocupará 1.535 salas de vacinação em todo o Estado, localizadas em Unidades Básicas de Saúde da capital e do interior. Além das unidades municipais, os Centros de Atenção Integral à Criança (Caic) e de Atenção Integral ao Idoso (Caimi) também estarão vacinando os púbicos específicos. As pessoas devem procurar a unidade mais próxima de casa.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, a campanha contará com 400 mil profissionais. “Temos uma mobilização de mais de 400 mil profissionais da saúde que participarão dessa campanha. Nesse momento estamos contando com o apoio e a estrutura conferida aqui no CICC para que nós possamos ter uma campanha organizada e segura. É fundamental esse apoio no sentido de que principalmente as unidades básicas que porventura tenham risco de turbulências seja garantida a segurança tanto dos usuários quanto dos profissionais”, disse.

*Com informações de assessoria

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Nickson Maciel
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Alunos nordestinos fazem saudação nazista em sala de aula e são suspensos pela direção

Um grupo de adolescentes de 17 anos  do Colégio Santa Maria, um dos mais tradicionais da r…