Home Notícias Manaus Campanha de vacinação alcança mais de 38% do total esperado

Campanha de vacinação alcança mais de 38% do total esperado

5 min - tempo de leitura
15

A Prefeitura de Manaus já conseguiu vacinar 38,97% do público-alvo, que são os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação contra a Influenza. A meta é vacinar 90% de um total de 455.083 pessoas. Até o último sábado, 177.389 já receberam a imunização, o atendimento foi das 8h às 12h e foram vacinadas 34.747 pessoas.

Foto: Marinho Ramos/Semcom
Foto: Marinho Ramos/Semcom

Os idosos acima de 60 anos representam o grupo com o maior número de vacinados , 53.753, o equivalente a 48,14% do total do grupo. Em seguida, as pessoas com comorbidades, das quais 18.967, o que representa 42,72% do estimado para esta categoria. Das crianças de seis meses a menos de seis anos foram vacinadas desde o início da campanha, na última quarta-feira, 70.090, que são 36,57% do total a serem vacinadas. O grupo de gestantes é o que apresenta o menor percentual. Até agora apenas 7.646 das grávidas tomaram a vacina, pouco mais de 25,74% do total a ser imunizado.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destacou o esforço das equipes de saúde do município para atender a demanda. “Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, montamos toda uma estrutura especial para que a população de Manaus pudesse procurar com tranquilidade as salas de vacina e receber a sua dose da imunização. Não foi só a acomodação e distribuição das vacinas, que já é um trabalho de grande complexidade, mas também todo um esforço de organização, de orientação ao público, para garantir o bom andamento dos serviços e o atendimento adequado de todos os que procuraram receber a sua dose”, explicou.

A dona de casa Armanda Costa, 84 anos, procurou a Policlínica Castelo Branco, no Parque Dez, zona Centro-Sul, onde a movimentação foi intensa durante toda a manhã. “Tomo a vacina todos os anos e essa facilidade que a prefeitura nos oferece, é muito boa. Não saio sozinha e como minha filha trabalha durante a semana, não pode me trazer. Cheguei aqui, fui muito bem recebida, tive orientação para onde me dirigir e fiquei sentadinha, esperando a minha vez. E foi bem rápido”, disse ela, depois de ser vacinada.

A operação de hoje visou atender a meta, também determinada pelo prefeito Arthur Neto, de imunizar, dentro de 15 dias, 90% dos 455.083 cidadãos de Manaus que integram os chamados grupos prioritários, as pessoas em situação de maior vulnerabilidade diante dos efeitos da gripe Influenza.

Foto: Marinho Ramos/Semcom
Foto: Marinho Ramos/Semcom

Além da Semsa, outras entidades parceiras se engajaram para ajudar a viabilizar o atendimento: servidores e veículos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (SEAGI), da Polícia Militar e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) colaboraram nas operações logísticas para transporte e distribuição das vacinas.

A distribuição dos locais observou o quantitativo de usuários por Distrito de Saúde (Disa) e bairro, a partir dos registros das unidades básicas e policlínicas. O Disa Sul teve 18 unidades em funcionamento; o Oeste, 17; o Leste, 13; o Disa Norte teve dez; e o Rural teve cinco unidades atuando na imunização de moradores nos ramais.

O combate ao vírus H1N1 continua na próxima semana, com as 183 salas de vacina de Manaus prontas para receber a população. A lista completa pode ser acessada logo ao se abrir o site da Semsa.

*Com informações de assessoria

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Normando Bessa tem a maior carreata da história de Tefé

No último sábado (17/10) em Tefé, distante 523km de Manaus, aconteceu a carreata do candid…