Careiro da Várzea é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

1350

A Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, situada na Comunidade São Francisco, Costa de Terra Nova em Careiro da Várzea, consagrou-se finalista das Olímpiadas de Língua Portuguesa com o texto “Os Tempos da Palmatória” e representará o Estado do Amazonas em Brasília.

Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, situada na Comunidade São Francisco, Costa de Terra Nova em Careiro da Várzea.
Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, situada na Comunidade São Francisco, Costa de Terra Nova em Careiro da Várzea.

Para a gestora Lucyclea Gonçalves, a OLP vem resgatar valores e trazer experiências inovadoras, pois, a mesma servirá de motivação para a educação de Careiro da Várzea.

Loading...

“Para nós educadores a aluna Sulamita Santos, é um motivo de orgulho, a mesma está destacando a educação de um município pertencente a região metropolitana de Manaus, surgindo talentos até inacreditável de uma escola do interior do Estado do Amazonas”.

A Coordenadora da secretaria municipal de Educação de Careiro da Várzea, Tereza de Jesus Alves Simplício enfatizou que desde a primeira edição vem trabalhando como responsável pela Olimpíada de Língua Portuguesa na secretaria Municipal de Educação de Careiro da Várzea, em 2008.

“Todo o empenho que dedicamos ao longo destes anos, está sendo recompensado este ano com a classificação da aluna Sulamita e professora Nancy da escola Professora Francisca Góes dos Santos, que merecidamente foram classificadas para a etapa regional em Maceió Portanto, creio que, a Secretaria Municipal de Educação, escola, aluna e professora estão de parabéns pela conquista e que venha a ser um exemplo aos colegas professores para que possam acreditar que é possível conquistar o que parece ser uma utopia”.

O Coordenador Macro Pedagógico Valdo Moreira, lembrou que os trabalhos com OLP iniciaram na época em que o mesmo era diretor da escola.

“O trabalho com a OLP iniciou na escola Professora Francisca Góes quando ainda era diretor, e sou testemunha de todo o comprometimento que a professora Nancy sempre demonstrou com a ação. Mesmo nos anos onde não há Olimpíada, a professora acrescenta suas estratégias ao planejamento anual. Sabemos que educação é um processo de longo prazo e o resultado ora obtido pela professora Nancy é fruto de compromisso, dedicação, perseverança e muita responsabilidade ”

A Secretária de Educação professora Marly Braga, ressaltou que a educação de Careiro da Várzea, conquista a classificação na Olimpíada de Língua Portuguesa – OLP, lembrando que a participação em competição de abrangência nacional é fundamental para o sucesso e desenvolvimento da educação.

“Sulamita Santos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Profª Francisca Góes dos Santos, foi classificada pelas etapas municipal e estadual através do texto “Os Tempos da Palmatória” no gênero de Memórias Literárias, que essa conquista possa servir de motivação para outras escolas do Estado do Amazonas competir não só para conquistar premiação mas adquirir experiências, descobrir talentos e inovar conhecimentos”.

O Prefeito de Careiro da Várzea Pedro Guedes, parabenizou a secretária de educação Marly Braga, a gestora da escola Lucyclea Gonçalves e a aluna Sulamita Santos por esta conquista.

“O Careiro da Várzea está de parabéns por estar representando a educação do Estado do Amazonas a nível Nacional, isso é motivo de orgulho para nossos educadores, alunos e para nosso povo. Que sirva de incentivo para que as escolas participem de competições para descobrir talentos do nosso município ou Estado que precisam serem divulgados no âmbito nacional ou internacional”.

Gestora Lucyclea Gonçalves, aluna Sulamita Santos, Prefeito Pedro Guedes, Profª Nancy Miranda, Secretária de Educação Marly Braga e Coordenador Macro Pedagógico Valdo Moreira.
Gestora Lucyclea Gonçalves, aluna Sulamita Santos, Prefeito Pedro Guedes, Profª Nancy Miranda, Secretária de Educação Marly Braga e Coordenador Macro Pedagógico Valdo Moreira.

Olímpiada de Lingua Portuguesa – Escrevendo o Futuro

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

 

Fonte : Paulo Gilberto

Comentários

comentários