Carnachoeira 2014 – Presidente Figueiredo

701

De 1º a 4 de março, o município de Presidente Figueiredo entrará no ritmo do samba. A ‘Terra das Cachoeiras’ realiza os preparativos finais para o seu tradicional carnaval, o Carnachoeira 2014, que este ano espera receber mais de 30 mil turistas somente em um dia de festa. Ao todo, serão quatro dias de festa e quase de 60 horas de alegria, diversão e de muito, mas muito samba no pé. Samba que vai reunir todos os ritmos – das tradicionais marchinhas e blocos ao som das sanfonas com o melhor do forró e, também, de outros gêneros como axé music, MPB, pagode, xote, sertanejo, entre outros.

Carnachoeira 2014 – Presidente Figueiredo  O Carnaval da família na ‘Terra das Cachoeiras’
Carnachoeira 2014 – Presidente Figueiredo
O Carnaval da família na ‘Terra das Cachoeiras’

A festa contará com dois palcos: um na Praça da Cultura (centro da cidade) – onde acontecerá a programação à noite –, e outro na Corredeira do Urubuí, para as atrações durante o dia. Mais de 30 shows e bandas estão confirmados, dentre eles: Toninho Forró Show, Embalassamba, Forró na Moral, Garotos do Forró, Cileno e Banda, 100% Abusado, Kelly e Klinger, Meu Xodó, Nelly Miranda, Xote com Pimenta, Ases do Pagode e Bagaceiros do Forró.

“Para a edição deste ano, conseguimos ampliar o número de apresentações. Também estamos dando oportunidade para que novas bandas e artistas do município possam divulgar o seu trabalho, além de grandes bandas da região. Outro diferencial será a presença da Bateria Show da Unidos do Alvorada, que fará uma belíssima apresentação”, acrescentou o secretário de cultura e eventos do município, Jeconias Santos.

Realizada pela prefeitura municipal desde o ano de 1997, a festa é considerada uma das maiores da região Norte em segmento, e já faz parte do calendário cultural do Estado. O sucesso do evento se explica pelo seu formato, por ser no estilo carnaval de rua. Milhares de foliões e turistas de várias regiões do Brasil e até de outros países tomam conta das ruas da cidade e principais pontos turísticos, durante toda a programação.

Na edição deste ano, serão 14 blocos: dez no grupo especial, três no de grupo de acesso e um convidado, o bloco do turista. Como forma de incluir toda a comunidade, haverá um bloco especialmente dedicado aos projetos sociais que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realiza – desfilarão pessoas com deficiência, idosos, jovens e adolescentes atendidos pelos programas socioassistenciais e de inclusão.

Tanta animação merece ser reconhecida. Os blocos do grupo especial e de acesso concorrem ao título de campeão do Carnachoeira 2014, em suas respectivas categorias. Cada grupo já realizou sua inscrição, conforme regulamento do evento e apresentando, também, sua rainha oficial, que concorrerá ao posto de ‘Rainha do Carnachoeira 2014’. Os blocos serão avaliados por um júri de fora, que terá como critério os seguintes itens: organização, alegria, desfile em conjunto e porta-estandarte. Serão premiados com troféu o 1º, 2º e 3º lugares do grupo especial; e o 1 e o 2º lugar do grupo de acesso.

A ‘Rainha do Carnachoeira 2014’ também será escolhida por um júri convidado, que virá especialmente de fora do município para julgar as candidatas, considerando os seguintes itens: samba no pé, simpatia e fantasia. A primeira colocada será coroada ‘Rainha do Carnachoeira 2014, recebendo faixa, coroa e prêmio. A segunda e terceira colocada receberá o título de 1ª e 2ª princesa, respectivamente.

A escolha da ‘Rainha do Carnachoeira 2014’ será dia 01/03 (sábado), a partir das 22h, na Praça da Cultura. Já o desfile dos blocos acontecerá dia 02/03 (domingo) – a concentração será às 17 horas, na Praça das Torres, situada na Av. Padre Calleri, bairro Tancredo Neves, seguindo em direção à Praça da Cultura, onde acontecerá o show da Bateria Show da Unidos do Alvorada.

Para animar todos os presentes e fazer a alegria da criançada, haverá o Baile Infantil e a escolha da ‘Rainha Mirim do Carnachoeira 2014’, que será realizado no dia 01/03, a partir das 17h, na Praça da Cultura. Uma programação especial também foi montada para a Vila de Balbina e Vila do Pitinga, com muitas atrações musicais.

A cada ano, o Carnachoeira se fortalece com um ‘carnaval da família’, com uma programação para todos os públicos e, principalmente, com segurança. Ao todo, foram mais de três meses de preparação e um investimento aproximado de R$ 400 mil. Várias frentes de trabalho trabalham na organização da festa, incluindo a parte de saúde e segurança. “Fazer uma festa deste porte requer planejamento, organização e, principalmente, é fundamental contar com o trabalho de equipes competentes. Presidente Figueiredo tem como uma de suas principais atividades econômicas o turismo. E esse é nosso objetivo principal. Divulgar nossos potenciais e apresentar o que temos de melhor, promover o aquecimento do turismo e comércio, com a geração de emprego e renda”, declarou o prefeito Neilson Cavalcante.

Segurança e Organização

Quase 200 homens trabalhão na segurança da festa, envolvendo: Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil (com reforço solicitado de Manaus), Polícia Rodoviária Federal, Brigada de Incêndio do município e Secretaria Municipal de Saúde. A Polícia Rodoviária Federal realizará um trabalho intenso durante os quatro dias do evento, com viaturas em ronda, equipes volantes e pontos de fiscalização estática ao longo da BR 174. Nas BRs e vias principais de acesso, equipes trabalharão para orientar aos condutores e prevenir acidentes.

Conscientização

A Secretaria Municipal de Saúde realizará campanha de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com a distribuição de cerca de 9 mil preservativos, além de orientações e entrega de panfletos. As ações serão realizadas na Corredeira do Urubuí, durante o dia; e na Praça da Vitória, à noite. A Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (SEMTRAS), em parceria com o Conselho Tutelar do município, fará uma grande campanha de conscientização e fiscalização no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e do trabalho infantil.

Ecoturismo: Lazer e diversão para a família

Muitos dos turistas que visitarão a região vêm acompanhar toda a programação do evento. Outros, porém, preferem o descanso e aproveitar as belezas naturais do lugar. Algumas das opções são cachoeiras, grutas, cavernas e esportes radicais como trilhas, boia-cross, rapel, rafting e caiaque.

________________________________

 

Serviço

O que é: Carnachoeira 2014 – Carnaval de Presidente Figueiredo

Quando: De 1º a 4 de março de 2014 (sábado, domingo, segunda e terça).

Onde: Presidente Figueiredo (distante 107km de Manaus), nos seguintes locais – Corredeira do Urubuí e Praça da Cultura (região central do município); Vila de Balbina e Vila do Pitinga (área rural do município).

Público esperado: 30 mil por dia.

Principais atrações: Bateria Show da Unidos do Alvorada, Toninho Forró Show, Embalassamba, Forró Na Moral, Garotos do Forró, Cileno e Banda, 100% Abusado, Kelly e Klinger, Meu Xodó, Nelly Miranda, Xote com Pimenta, Ases do Pagode e Bagaceiros do Forró.

Fanpage do Evento: www.facebook.com/carnachoeira

Informações ao Turista

O turista que deseja desfilar nos blocos, basta comprar o abadá na ‘Feira dos Abadás’, que será realizada no sábado (01/03), a partir das 21h, na Praça da Cultura – Centro.

Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Está localizado na Praça da Cultura, no centro de Presidente Figueiredo.

Tel: (92) 3324-1308

____

 

Informações

Jeconias – Secretário de Cultura e Eventos

Tel: (92) 8151-8852 / 9201-1378 / 8821-8701

E-mail: semcoe@pmpf.am.gov.br

 

Francisco Carioca – Coordenador de Comunicação

Tel: (92) 9185-5871 / 3324-1174

E-mail: carioca_cariocard@hotmail.com

 

Ozorio – Assessoria de Comunicação do Evento

Tel: (92) 9451-5134

WhatsApp: (92) 8131-9273

ozorio@windowslive.com

Comentários

comentários

Loading...