Centenário dos bois de Parintins?

738

Existe uma grande discussão envolvendo o centenário dos bois de Parintins. Alguns afirmam que um boi não vai fazer centenário em 2013, outros afirmam que o outro também não, e tem os que afirmam que os dois faram 100 anos em 2013. O centenário mais contestado é o do boi Caprichoso. O povo do Garantido e algumas pessoas do próprio boi Caprichoso afirmam que o boi Caprichoso não irá completar 100 anos em 2013. Existem muitas versões sobre isso, muitos afirmam que o boi Caprichoso irá completar 88 anos, além de afirmarem que o boi Caprichoso nem é de Parintins, e que foi criado na Praça 14, em Manaus. Outros afirmam que o boi Caprichoso foi criado por Emídio Vieira, que por amar a mulher do repentista e fundador do boi Garantido Lindolfo Monteverde, lançou o seguinte verso em desafio: “Se cuide que este ano eu vou caprichar no meu boi”. E Lindolfo respondeu: “Pois capriche no seu que eu garanto no meu”.  Assim nasceu o nome do boi e a rivalidade foi crescendo com o passar dos anos.

Segundo a história oficial dada pela associação folclórica Boi-Bumbá Caprichoso, o criador do boi foi Roque Cid que migrou do nordeste para trabalhar nos seringais da Amazônia em busca de melhores condições de vida. Passou por algumas cidades, até chegar em Parintins, onde em 1913 fundou o boi-bumbá  Caprichoso.

Foto mais antiga do boi Caprichoso da década de 1950
Foto mais antiga do boi Caprichoso da década de 1950

 

Já sobre o boi Garantido, existem menos versões sobre a sua fundação, mas o mais contestado é o ano em que foi fundado. O povo do boi Caprichoso afirma que o boi Garantido não fará 100 anos e que teria 93 anos em 2013, e tem como prova uma toada de Chico da Silva que entrou para o CD do boi no ano de 1999, a parte polêmica diz o seguinte:

 “BOI GARANTIDO É HISTÓRICO, É SABIDO

QUE MESTRE LINDOLFO MONTEVERDE

AOS 18 ANOS DE IDADE CONTIGO SONHOU…

BOI GARANTIDO DO POETA A OITAVA MARAVILHA

SEM REALIZOU…”

Se o boi Garantido tivesse sido criado em 1913, o mestre Lindolfo Monteverde teria 11 anos e não 18 anos. A versão do Garantido e de Dé Monteverde que é neto Lindolfo diz que aos 11 anos de idade Lindolfo ao brincar com seus amigos no quintal de casa, confeccionou seu boi de curuatá e o batizou de Garantido. Aos 18 anos, em uma viagem ao Pará, Lindolfo teve sérios problemas de saúde e fez uma promessa a São João Batista dizendo que se ele ficasse curado, faria seu boi brincar por toda a sua vida.  Curado, o boi Garantido virou “Boi de Promessa” e Lindolfo cumpriu sua promessa.

Lindolfo Monteverde e Boi Garantido ( montagem)
Lindolfo Monteverde e Boi Garantido ( montagem)

 

Devido ao fanatismo e a rixa entre os bois sobre o centenário ou não, nunca vamos chegar à verdadeira história. O fato é que essa rixa saudável entre os bois sustenta e engrandece o festival de Parintins

Comentários

comentários

Loading...