Centro Cultural Palácio Rio Negro reabre para visitas do público - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Agenda Cultural

Centro Cultural Palácio Rio Negro reabre para visitas do público

Publicado

no

Manaus – O Centro Cultural Palácio Rio Negro reabre para visitas ao público a partir desta semana, segundo informações da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O prédio, um dos ícones do período da borracha no Amazonas, está localizado na Avenida Sete de Setembro, 1.546, no Centro de Manaus, e está aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 14h, e aos sábados, das 9h às 13h. A visita é gratuita.

No prédio, os visitantes tem a oportunidade de conferir exposições de arte e de conhecer um rico acervo de mobiliário original de época, que reúne peças como mesas, cadeiras e estatuetas de bronze. O espaço promove também visitas guiadas, dando ao público a oportunidade de conhecer mais a fundo sobre a riqueza histórica e arquitetônica do edifício.

LEIA TAMBÉM  Carnachoeira 2014 – Presidente Figueiredo

As visitas guiadas são realizadas para grupos reunidos no hall de entrada, e acontecem sempre a partir das 9h, com novos passeios a cada 15 minutos. Os últimos grupos iniciam a visita às 13h45, de terça a sexta-feira, e às 12h30, aos sábados.

LEIA TAMBÉM  1ª Copa Calha do Rio Purus é realizada durante as comemorações alusivas à padroeira da cidade de Tapauá

História

A atual sede do Centro Cultural Palácio Rio Negro ocupa aquele que foi conhecido como Palacete Scholz. Construído em 1903 para servir como residência a um rico comerciante de borracha, o alemão Karl Waldemar Scholz, o edifício em estilo eclético permanece até hoje como um dos símbolos da riqueza e da prosperidade na região amazônica advindas com o Ciclo da Borracha.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Com o declínio da economia do látex na Amazônia, o palacete foi hipotecado por Scholz ao seringalista Luiz da Silva Gomes. Em 1918, foi adquirido pelo Governo do Amazonas e recebeu o nome de Palácio Rio Negro. Até 1959, o prédio foi residência dos governadores do Estado e Sede do Governo; e, de lá até 1995, apenas Sede do Governo.

LEIA TAMBÉM  Stand up comedy: Show “Até o tucupi de mano” volta com novidades para 2ª edição

Em 1997, o edifício reabriu as portas como Centro Cultural Palácio Rio Negro, com visitação pública aos ambientes e ao mobiliário de época.

A atual sede do Centro Cultural Palácio Rio Negro ocupa aquele que foi conhecido como Palacete Scholz (Foto: Divulgação/ Sec)

A atual sede do Centro Cultural Palácio Rio Negro ocupa aquele que foi conhecido como Palacete Scholz (Foto: Divulgação/ Sec)

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações