Home Notícias Manaus CESAR Manaus lança “Tech Meetups” para desenvolver profissionais de tecnologia na região da Zona Franca e atrair talentos para a organização

CESAR Manaus lança “Tech Meetups” para desenvolver profissionais de tecnologia na região da Zona Franca e atrair talentos para a organização

5 min - tempo de leitura
117

Ainda que o mercado de tecnologia esteja em constante crescimento no mundo todo, faltam profissionais capacitados para preencher todas as vagas em aberto. Pesquisa da Brasscom revela que, somente no Brasil, existe um déficit de 70 mil desenvolvedores por ano – o que parece um contrassenso quando comparado ao nível recorde de desemprego nacional.

O número de pessoas que procuram ingressar no setor de TI também vem evoluindo, mas o mercado busca por profissionais com um nível de conhecimento e experiência mais elevados, e a equação entre vagas em aberto e força de trabalho não fecha. Para ajudar os desenvolvedores nesse processo de capacitação, o time de Manaus do CESAR, um dos maiores centros de inovação do país, está lançando o “Tech Meetups”, uma série gratuita de workshops técnicos e focados em desenvolvimento de aplicativos Android.

Os meetups ocorrerão a cada quinze dias, online, às 20h (BSB) ou 19h (Manaus). Cada encontro contará com 3 módulos, de 15 minutos cada, além de 40 minutos de debate técnico. A primeira edição foi realizada dia 25/08, com a seguinte programada para 15/09.

Além do aprendizado, os participantes podem ganhar prêmios e até propostas de trabalho. Isso porque na mesma página de inscrição para o evento, haverá um link para resolver um desafio técnico, que será único para cada encontro. Os cinco primeiros a responder corretamente serão anunciados ao final de cada meetup e ganharão vale-compras – além de poder ser convidados para entrevista no CESAR Manaus, para vagas de engenharia de software em aberto na organização.

Os desafios não são obrigatórios. Quem quiser apenas participar dos meetups para aprender ainda mais, não tem restrições para as inscrições.

“Existe uma dificuldade muito grande em encontrar pessoas capacitadas para diversos segmentos de tecnologia, como aplicativos mobile, principalmente do tipo embarcado. Enquanto centro de inovação, assumimos nosso papel de formadores de mercado e estamos trabalhando em diversas iniciativas para qualificação da mão de obra que o país tanto precisa para voltar a crescer. A tecnologia e a transformação digital serão dois dos principais pilares de ganho de competitividade em escala global”, afirma Aleando Anjos, gerente de projetos do CESAR.

Dentro do contexto de fomento à inovação, o CESAR tem contribuído para evoluir ainda mais a veia tecnológica e industrial de Manaus. Enquanto co-fundadora do Porto Digital de Recife, a empresa ajudou a fundar também a Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), nos moldes do modelo de sucesso pernambucano, em fevereiro do ano passado.

Em 2017 o CESAR inaugurou sua regional em Manaus, com foco em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Também começou a desenvolver no Amazonas seu braço de educação, a CESAR School, com a oferta de cursos de pós-graduação profissional em áreas como Design e Engenharia de Software, Testes Ágeis e Aplicativos em Android embarcado.

O lançamento do “Tech Meetups” vem ao encontro do propósito de fomentar ainda mais a capacitação de profissionais para atuar no setor de tecnologia, em ampla expansão na região. O meetup de inauguração, que aconteceu em 25 de agosto, contou com palestra de Jucimar Maia (Desenvolvimento de Games para Android), Victor Rattis (Navegando no AOSP para levar a TI ao próximo nível) e Felipe Travassos (Databinding, MVVM e Kotlin para o desenvolvimento de Apps Android). O mediador do encontro foi o expert Atacilio Cunha e o Doutor em Computação Walter Seiffert fez a abertura do evento.

Inormações sobre as próximas edições estarão disponíveis em http://bit.ly/CESARTechMeetups.

Profissionais de tecnologia / Foto : Divulgação
Profissionais de tecnologia / Foto : Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Saiba mais sobre o “Setembro Verde” e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

No dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Esta …