Inicial Notícias Amazonas Chá de jambu, limão, alho seria a cura do Covid-19 ? Saiba mais

Chá de jambu, limão, alho seria a cura do Covid-19 ? Saiba mais

Nas últimas semanas, o vídeo que uma mulher afirma que chá de limão, alho, folhas de jambu e paracetamol cura a Covid-19, viralizou nas redes sociais. Porém a mensagem que traz o vídeo, de uma receita do remédio para tratar pacientes com o novo coronavírus no Amazonas, é falsa, fakenews.

O infectologista Antônio Magela, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, em Manaus, diz que a afirmação de que a bebida cura a Covid-19 é totalmente falsa.

É #FAKE que chá com mistura de jambu, limão, alho e paracetamol cura a Covid-19 – Imagem: Divulgação

Segundo o especialista, geralmente em épocas de epidemia surgem histórias da chamada medicina popular. “Há uma palavra indígena para definir isso: puçanga. São medicamentos que as pessoas fazem. Tem algumas pessoas que melhoram porque a doença não era tão grave, não se manifestou nela de maneira tão grave. Outros melhoram a sintomatologia porque tem aí uma série de nutrientes nessas substâncias, condimentos que são antioxidantes, têm a capacidade de remover toxinas do organismo, de conter o chamado estresse oxidativo. Eles ajudam a melhorar a sintomatologia. Assim como faz a dipirona ou paracetamol, que são analgésicos e antitérmicos. São substâncias utilizadas no dia a dia, na nossa culinária, que mal não fazem, mas daí afirmar que curam, não dá para considerar. O que a gente pode afirmar com certeza é que causa uma melhora nos sintomas e faz com que as pessoas fique um pouco mais confortáveis. ”

A médica Ana Maria Caetano Faria, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante da equipe de especialistas da Sociedade Brasileira de Imunologia, afirma que se trata de “mais uma das fake news que têm se espalhado mais rapidamente que o próprio vírus“. “Não há até o momento nenhum medicamento testado e aprovado para uso seguro na Covid-19.”

A própria hidroxicloroquina tem tido resultados muito controversos nos estudos conduzidos para testá-la. Por enquanto ela não está recomendada. Essas combinações de medicamentos e plantas não têm nenhuma eficácia conhecida ou testada. Os medicamentos dipirona e paracetamol são analgésicos e antitérmicos e podem ser usados. Mas não curam. São úteis para melhorar o mal-estar, a dor de cabeça e baixar a febre. Há vários antivirais sendo testados no momento, mas como são medicamentos muito tóxicos e sem eficiência comprovada, tampouco estão sendo utilizados“, diz.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde reforçam que não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (Covid-19).

A mensagem falsa ou fake, tem circulado principalmente em Manaus, onde o número de casos confirmados desafia a estrutura de atendimento nos hospitais e o número de mortes exige a abertura de valas comuns e covas coletivas. Pacientes têm passado a madrugada dentro de ambulâncias à espera de leitos em hospitais da rede pública de saúde.

O Governo Estado do Amazonas, informa que “não há nenhuma pesquisa ou terapia alternativa com chá de jambu para tratamento de Covid-19” no estado. “A informação é falsa.”

Fonte: G1

 

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta