Chegou em Manaus o primeiro Deque Verde, no Centro da cidade

124

Na noite do √ļltimo s√°bado (14/4) Manaus ganhou o primeiro Deque Verde instalado na rua Barroso, 279B, no Centro, em frente ao Casar√£o de Ideias.

O projeto tem conceito sustentável, e é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em parceria com a iniciativa privada Companhia Teatral de Ideias Ltda.

Chegou em Manaus o primeiro Deque Verde, no Centro da cidade - Imagem: Divulgação
Chegou em Manaus o primeiro Deque Verde, no Centro da cidade РImagem: Divulgação

Ampliando o espaço de convivência urbana e completamente revestido de madeira de demolição, o Deque Verde da Barroso ocupa duas vagas de estacionamento regular e tem bicicletário, bancos, floreira, ambientação e paisagismo, com árvores de pau pretinho medindo sete metros por 2,2m. A iniciativa foi feita a partir do decreto 3520/2016, que criou o conceito do mobiliário urbano para Manaus.

Para o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Claudio Guenka, o Deque Verde é um ambiente de integração e democrático.

O Implurb tem tr√™s modelos de pr√©-projeto do mobili√°rio para interessados em instalar deques em √°reas comerciais e residenciais, desde que dentro dos par√Ęmetros estabelecidos no decreto.

No caso espec√≠fico do primeiro deque da capital, por estar em √°rea de interesse do patrim√īnio hist√≥rico, foi feita ainda aprova√ß√£o junto ao Instituto Nacional de Patrim√īnio Hist√≥rico (Iphan).

Para o empres√°rio Jo√£o Fernandes Neto, um dos s√≥cios do Casar√£o de Ideias, a parceria p√ļblico-privada √© mais um passo diante do movimento de retomada de ocupa√ß√£o do Centro de Manaus.

Projeto

O Deque Verde √© uma amplia√ß√£o do passeio p√ļblico, realizada por meio da implanta√ß√£o de uma plataforma sob a √°rea antes destinada a estacionamento de ve√≠culos. Podem ser ocupados com mobili√°rios, elementos paisag√≠sticos, equipamentos de recrea√ß√£o ou exerc√≠cio f√≠sico, paraciclos ou ainda manifesta√ß√Ķes art√≠sticas, resultando num espa√ßo p√ļblico de intera√ß√£o social.

Antes o espa√ßo destinado a um carro, por exemplo, servir√° para o conv√≠vio social para in√ļmeras outras pessoas, tornando o ambiente urbano mais humanizado e ainda contribuindo para uma parcela verde da cidade.

Para a Prefeitura de Manaus, incentivar a instala√ß√£o dos deques verdes por particulares no meio urbano de Manaus, √© uma forma de viabilizar espa√ßos p√ļblicos para a popula√ß√£o e ajudar a cumprir uma de suas atribui√ß√Ķes que √© a qualifica√ß√£o ambiental de √°reas p√ļblicas, ampliando arboriza√ß√£o e vegeta√ß√£o, de forma a garantir qualidade de vida √† popula√ß√£o e dar um novo cen√°rio para a cidade de Manaus.

O deque é um instrumento criado, após sua autorização, de um termo de cooperação com prazo máximo de 3 anos, podendo ser renovado por igual período.

Pessoa física ou jurídica

Para o mantenedor do espa√ßo, √© uma √≥tima ferramenta de divulga√ß√£o e exposi√ß√£o de marca. A escolha e/ou pedido de instala√ß√£o e manuten√ß√£o de deque verde por iniciativa de pessoas f√≠sicas ou jur√≠dicas, de direito p√ļblico ou privado, dever√° ser protocolado junto ao Implurb instru√≠do com os seguintes documentos:

Documentação:

Pessoa Física: Cópia do RG | CPF | Comprovante de Residência

Pessoa Jur√≠dica: C√≥pia de Registro Comercial | Certid√£o Simplificada Jucea ou Cart√≥rio Civil de Pessoas Jur√≠dicas| Ato constitutivo e altera√ß√Ķes subsequentes |

Decreto de autorização para funcionamento ou Lei instituidora | Inscrição no Cadastro de Pessoas Jurídicas.

Apresentar o Projeto de Instalação com os seguintes instrumentos:
Planta do Local;

Fotografia que mostrem a localização;

Esbo√ßo da instala√ß√£o, incluindo sua dimens√£o aproximada, im√≥veis confrontantes, a largura do passeio p√ļblico existente, a inclina√ß√£o transversal do passeio, bem como todos os equipamentos e mobili√°rios instalados no passeio nos 20 m de cada lado do local do deque verde proposto;

Descrição dos tipos de mobiliários e materiais que serão utilizados (memorial descritivo);

Descrição do atendimento aos critérios técnicos de instalação, manutenção e retirada do deque verde previstos;

Acessibilidade

O deque verde deve ser plenamente de acessibilidade p√ļblica, n√£o podendo o uso ser de exclusividade do seu mantenedor. Ele n√£o poder√° ser instalado em esquinas e a menos de 15 metros de bordo de alinhamento da via transversal.

S√≥ poder√° ser instalado em locais antes destinados ao estacionamento de ve√≠culos, sendo vedada em locais onde haja faixa exclusiva de √īnibus, ciclovias, ciclofaixas, vagas de estacionamento rotativo pago e cuja a velocidade da via seja de at√© 60 Km/h.

Todos os custos financeiros referentes a instala√ß√£o do equipamento, adequa√ß√£o e reforma do logradouro p√ļblico antes sinalizadas para poss√≠veis adequa√ß√Ķes ao equipamento, assim como eventuais danos causados aos usu√°rios, s√£o de responsabilidade do mantenedor.

O mantenedor √© o √ļnico respons√°vel pela manuten√ß√£o do equipamento, devendo mant√™-lo sempre em um bom estado de conserva√ß√£o. Abandonar ou desistir do contrato n√£o dispensa da obriga√ß√£o de remo√ß√£o e restaura√ß√£o do logradouro p√ļblico por parte da mantenedora.

Fotos: Altemar Alc√Ęntara / Semcom

Coment√°rios