Home Notícias Política Chico Preto fica possesso após ter sido limado de Debate de Prefeituráveis de Manaus

Chico Preto fica possesso após ter sido limado de Debate de Prefeituráveis de Manaus

5 min - tempo de leitura
103

Na tarde desta quarta-feira (30), o candidato a Prefeito de Manaus, Chico Preto (DC) anunciou durante uma live em sua página no Facebook que a direção da emissora Band Amazonas o excluiu do debate que acontecerá amanhã, quinta-feira (1/10), com candidatos a Prefeitura de Manaus para eleições 2020.

Candidato a Prefeito de Manaus Chico Preto / Reprodução Facebook

De acordo com Chico Preto, além dele, a emissora excluiu também o nome do candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU), sem ao menos comunicar os candidatos ou a direção dos partidos. O debate será o primeiro entre os candidatos à Prefeitura de Manaus.

Ainda segundo Chico Preto, no último dia 28 de agosto, a Band Amazonas reuniu todos os partidos que apresentavam pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, de acordo com ata. Na ocasião foram tratadas pautas relacionadas às entrevistas e o debate com todos os candidatos.

Ficou muito claro que a Band Amazonas chamaria todos os candidatos à Prefeitura de Manaus, isso foi dito por várias vezes. Todos, sem exceção. Eu sei que existe uma regra da representação partidária no congresso eu sei que meu partido não alcança essa regra, mas foi feita uma reunião, onde ali, a direção da Band Amazonas afirmou por várias vezes: -Nós chamaremos a todos os candidatos a Prefeito de Manaus para debater e dessa maneira contribuir para com a cidade, para com os cidadãos afim de que os cidadãos de Manaus escolham o melhor caminho“, declarou Chico Preto.

A menos de 48h antes do debate, a emissora Band mudou a regra do debate, e divulgou através da assessoria de imprensa, nova lista de participantes, são estes:

Alfredo Nascimento (PL), Amazonino Mendes (Podemos), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Menezes (Patriota), David Almeida (Avante), José Ricardo (PT), Marcelo Amil (PCdoB), Romero Reis (Novo) e Ricardo Nicolau (PSD).

Vídeo

O 1º debate da eleição para prefeito de Manaus.

Posted by Chico Preto on Wednesday, September 30, 2020

Compromisso em ATA

Em um documento intitulado como ATA REUNIÃO, e assinado pelo Editor-Chefe do Departamento de Jornalismo, Neto Cavalcante e pelo Diretor Geral, Diego Trajano, ficou acertado que todos os candidatos teriam espaço em sua grade de jornalismo para falar de suas propostas.

Em uma parte do texto está escrito: “A direção geral e a chefia de Jornalismo da TV Band Amazonas e representantes dos partidos políticos, de comum acordo definiram as normas a serem seguidas durante a cobertura das eleições”.

Nas normas definidas no documento, a Band se comprometia em oferecer no mês de outubro um espaço de 10 minutos no programa Amazonas Urgente, que vai ao ar a partir das 11h40 diariamente.

No documento, a emissora pede ainda que se em caso de algum candidato não puder comparecer, este deverá comunicar (justificar) 24 horas antes do programa.

O candidato Chico Preto (DC) pretende acionar a justiça contra a decisão da emissora em excluí-lo do debate.

Critérios

As empresas são obrigadas a convidar os concorrentes com representação de pelo menos cinco parlamentares no Congresso para debates na televisão, rádio e internet. Os candidatos que não atingem este patamar podem ou não ser convidados pelos veículos.

Um segundo critério muito adotado no Brasil é a definição de uma certa posição nas pesquisas eleitorais para fazer o convite.

2º Turno

A exemplo do hoje deputado estadual Serafim Corrêa que em 2004 aparecia atrás nas pesquisas e acabou vencendo Amazonino Mendes, que liderava o pleito.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Ex-secretária da Susam afirma que vice-governador era quem mandava na Saúde

Na última terça-feira (20/10), foi divulgado o depoimento da ex-secretária da Saúde do Est…