Chico Preto mobiliza a população para redução de tarifa de esgoto

40

Uma boa parte da população manauara reclama que as tarifas de água e esgoto estão altas, justamente pela falta de qualidade ou serviço ausente em muitos bairros da cidade. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Trata Brasil, Manaus está ocupando o quinto lugar entre as 100 cidades como pior em coleta de esgoto, revelando que 50,3% da população têm acesso, mas somente 42% são tratados.

Em nota apresentada no início desse ano pela empresa Manaus Ambiental ao jornal ‘A Crítica’, afirma que a cidade de Manaus tem “apenas 50% das habitações que dispõem dos serviços de coleta e tratamento, estão interligadas na rede coletora, ou seja, das 100 mil habitações com serviço disponível, apenas 50 mil utilizam os mesmos(…)”. Ou seja, em quanto umas pagam por um valor que não condiz com a realidade, outras não possuem este serviço.

Pensando nessa situação, o vereador Marco Antônio Chico Preto (PMN) vem mobilizando as pessoas e divulgando o Projeto de Iniciativa Popular (PIP), que está visando a criação de três faixas de tarifas justas de esgoto: 40% residencial, 60% comercial e 80% industrial.

Segundo o parlamentar municipal, defende que a Manaus Ambiental que presta o serviço de tratamento de esgoto tenha uma relação amistosa com a cidade, principalmente com os que dependem do trabalho de qualidade da empresa. “Não é justo uma cobrança de 100% de esgoto. É preciso ser discutido como já acontece em outras regiões do Brasil.”, diz Chico Preto

O vereador ressalta que a mobilização popular vai proporcionar um debate importante para a sociedade, fazendo que a Câmara dos vereadores enfrente essa questão e votando em uma Lei que venha defender o direito do consumidor. “A união da mobilização junto com o povo nesse momento, é essencial para que tenha-se nova perspectiva a uma nova regra para a cobrança de esgoto.”, afirma o parlamentar.

Como participar?

É necessário coletar 12,5 mil assinaturas para o Projeto de Iniciativa Popular (PIP) que prevê a redução da atual tarifa de esgoto. Além das assinaturas, o que fará a validação do formulário, é ser preenchido com o título de eleitor, porque a lei municipal e federal falam para comprovar 1% dos eleitores da cidade ou do estado.
Depois de ter o quantitativo de assinaturas alcançadas e recolhidas, será programado a mobilização de entrega destas fichas preenchidas junto com o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para a Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A previsão para finalizar está primeira etapa do trabalho é para dezembro, logo após a CMM terá seis meses de processo. Quem quiser fazer parte da mobilização e assinar o formulário do Projeto de Iniciativa Popular ou solicitar a presença do vereador Chico Preto, poderá entrar em contato com o gabinete pelo número de telefone: (92) 3303-2863.

Para aqueles que usam rede social, existe um grupo público no Facebook onde as pessoas podem acompanhar a evolução deste projeto: “Por uma tarifa de esgoto justa”.

MANAUS 21.03.17 VEREADOR CHICO PRETO (PMN) DURANTE SESSAO PLENARIA DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM.
MANAUS 21.03.17
VEREADOR CHICO PRETO (PMN) DURANTE SESSAO PLENARIA DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM).
FOTO:TIAGO CORREA/CMM.

Com informações da assessoria

Comentários