Cientistas afirmam ter achado uma atmosfera ao redor de um planeta semelhante à Terra

83

Cientistas dizem ter detectado pela primeira vez uma atmosfera ao redor de um planeta parecido com a Terra.

Em um estudo publicado no “Astronomical Journal”, eles dizem que o planeta GJ 1132b, que tem 1,4 vez o tamanho da Terra e fica a 39 anos-luz de distância, na constelação de Vela, é encoberto por uma espessa camada gasosa de água, metano ou uma mistura de ambas as substâncias.

Planet GJ 1132b fica a 39 anos-luz e é um pouco maior que a Terra (Foto: Keele University)
Planet GJ 1132b fica a 39 anos-luz e é um pouco maior que a Terra (Foto: Keele University)

Descobrir e identificar a composição de uma atmosfera é um passo importante na busca por vida fora do Sistema Solar. Mas é improvável que o GJ 1132b seja habitado: a temperatura em sua superfície gira em torno dos 370 ºC.

A descoberta do GJ 1132b foi anunciada em 2015. Apesar de ter um tamanho similar ao da Terra, ele orbita uma estrela menor, mais fria e menos brilhante que o Sol. Usando um avançado telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, pesquisadores estudaram o planeta ao analisar como ele bloqueia a luz de sua estrela quando passa em frente a ela.

Mas as diferentes moléculas na atmosfera de um planeta (caso tenha uma) absorvem a luz de formas distintas, o que permite buscar por sinais químicos de sua composição.
As análises apontam que o GJ 1132b tem uma atmosfera de vapor e/ou metano. “Uma possibilidade é que seja um ‘mundo aquático'”, disse Southworth.

Ainda que seja improvável que formas de vida sobrevivam às condições deste mundo, a descoberta é animadora na busca por vida extraterrestre.

Marek Kukula, astrônomo do Observatório Real de Greenwich, no Reino Unido, avalia a descoberta como uma “boa prova de conceito (termo usado em pesquisas científicas para designar modelo que possa provar teoria)”.

Atmosfera do planeta GJ 1132b pode conter água ou metano (Foto: DANA BERRY)
Atmosfera do planeta GJ 1132b pode conter água ou metano (Foto: DANA BERRY)

Comentários

comentários

Loading...