Cientistas descobriram no guaraná grande poder antioxidante

15

Cientistas brasileiros descobriram que o guaraná, uma alternativa brasileiríssima e potente na prevenção de muitas doenças como câncer, envelhecimento precoce e doenças cardíacas pode ser utilizado como antioxidante.

Uma molécula antioxidante impede que reações oxidativas aconteçam no organismo, impedindo que as células produzam radicais livres, o que pode danificá-las e acelerar o envelhecimento.

Cientistas descobriram no guaraná grande poder antioxidante
Cientistas descobriram no guaraná grande poder antioxidante
Loading...

Mas atenção! A fruta brasileira deve ser utilizada, segundo especialistas da Universidade de São Paulo, em forma de pó (e não o refrigerante). Conhecida mundialmente por ser rico em cafeína, essa frutinha encontrada no norte do país, principalmente na Amazônia, agora está em pauta por ter características mais antioxidantes do que o chá verde.

O estudo realizado foi publicado no periódico Food & Function, e contou com voluntários com sobrepeso, que ingeriram em jejum uma mistura de pó de guaraná e água. Os resultados mostraram que os principais antioxidantes presentes no guaraná, as catequinas, se elevaram após a ingestão da fruta em pó. O estresse oxidativo (processo que faz as células morrerem) também caiu ao longo do período dos estudos e também foi observado um aumento das substâncias antioxidantes mesmo após a interrupção da ingestão do guaraná.

 

 

Comentários

comentários