Home Notícias Manaus Começa hoje nova etapa de vacinação contra a Covid-19. Confira as informações do novo grupo!

Começa hoje nova etapa de vacinação contra a Covid-19. Confira as informações do novo grupo!

4 minutos lido
21

A Prefeitura de Manaus inicia, nesta quarta-feira, 10/3, mais uma etapa da campanha municipal de imunização contra a Covid-19, com o atendimento escalonado do grupo prioritário de 60 a 64 anos. De acordo com os critérios definidos conjuntamente pelas secretarias de Saúde do município (Semsa) e do Estado (SES-AM) e pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a vacinação será por ordem decrescente de idade, começando pelas pessoas com comorbidades. Considerando que Manaus ainda não dispõe de doses para atender 100% da população estimada para este grupo, que é de 67.694 pessoas, a vacinação será feita até o limite de doses disponíveis.

“Inicialmente contávamos com 35,7% das doses necessárias para essa faixa etária, enviadas pelo Ministério da Saúde em duas remessas recentes, mas, após reunião técnica com a SES-AM e FVS, redirecionamos doses de saldo remanescente dentro do grupo prioritário de idosos, permitindo uma ampliação para aproximadamente 80% dessa população”, informa a secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins. De acordo com a secretária, o prefeito David Almeida está empenhado em garantir celeridade à campanha em Manaus, capital que mais avançou na vacinação dos idosos e uma das primeiras a contemplar o grupo de 60 a 69 anos.

O cronograma definido pela Semsa estabelece que nesta quarta, 10, serão vacinadas, com prioridade, as pessoas de 64 anos, portadoras de comorbidades, e na quinta, 11, a população geral de 64 anos completos. Na sexta-feira, 12, será a vez dos idosos de 63 anos com comorbidades, e no sábado, 13, dos demais da mesma idade.

Dois outros dias, segunda e terça-feira (15 e 16/3) serão destinados ao atendimento das pessoas de 63 e 64 anos que não puderam comparecer aos postos de vacinação de quarta-feira a sábado e para avaliação dos resultados alcançados. “De acordo com esses resultados e a disponibilidade de doses, a Semsa vai planejar a continuidade da campanha para o grupo prioritário de 60 a 64 anos e, mais especificamente, a vacinação da faixa etária de 60 a 62 anos, obedecendo sempre a ordem decrescente de idade e a priorização dos que têm comorbidades”, informa a secretária interina.

Para saber o horário e o local onde vai se vacinar, o usuário deve consultar o Imuniza Manaus, pelo link imuniza.manaus.am.gov.br. Caso ainda não tenha feito o cadastro, deve acessar o mesmo link e informar dados pessoais, de contato e se é ou não portador de comorbidades.

O cadastro não é obrigatório, mas garante que o atendimento nos postos de vacinação seja mais rápido e mais seguro, uma vez que as informações cadastradas no sistema são apenas conferidas com os documentos apresentados, sem necessidade de registro na hora do atendimento. O cadastro também permite o agendamento eletrônico, feito de acordo com o perfil dos sete postos de vacinação e a capacidade de atendimento. Os idosos com dificuldade de acesso ao sistema, por falta de internet ou de equipamentos, podem fazer o cadastro em uma unidade de saúde da rede municipal. Caso o idoso não consiga fazer o cadastro até o dia da vacinação, pode se dirigir ao posto mais próximo do seu local de moradia para ser atendido.

“Recomendamos fortemente que o cadastro seja feito e que os idosos consultem o Imuniza, comparecendo ao posto de vacinação na hora agendada pelo sistema. Isso vai garantir mais agilidade no seu atendimento, além de evitar que os postos fiquem aglomerados em determinados horários e ociosos em outros”, orienta Aline Martins. Até o momento, a Semsa tem 53.980 pessoas de 60 a 64 anos já cadastradas.

Para ser vacinado, o idoso precisa apresentar documento de identificação original com foto e CPF. As comorbidades consideradas para prioridade na imunização, incluem, conforme definido pelo Ministério da Saúde, anemia falciforme, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, doença renal, diabetes mellitus (com dependência de insulina), Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), hipertensão de difícil controle com complicações/lesão de órgão alvo, obesidade grave (IMC > 40) e síndrome de Down. Pacientes oncológicos e pessoas que tenham feito transplante de órgãos também são prioritárias. Essas condições de saúde devem ser comprovadas com a apresentação de receita ou laudo médico.

Os locais de vacinação são os mesmos das etapas anteriores: Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran e Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte; Centro Cultural dos Povos da Amazônia e Estacionamento da Universidade Paulista (Unip), na zona Sul; Clube do Trabalhador do Sesi, na zona Leste; Balneário do Sesc e Centro de Convenções de Manaus (sambódromo). Os postos funcionam das 9h às 16h.

Além do grupo de 60 a 64 anos, a prefeitura segue vacinando os remanescentes dos grupos anteriores: idosos de 65 anos ou mais (primeira dose) e trabalhadores da saúde (primeira e segunda doses). Dados do Vacinômetro municipal desta terça-feira, 9, mostram o registro de 206,5 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Manaus, das quais 163,5 com a primeira dose e 43,3 mil com a segunda dose.

Cronograma de vacinação

Dia 10 (quarta) – 64 anos com comorbidades
Dia 11 (quinta) – 64 anos sem comorbidades
Dia 12 (sexta) – 63 anos com comorbidade
Dia 13 (sábado) – 63 anos sem comorbidades
Dia 15 (segunda) – Repescagem (63 e 64 anos) e avaliação de resultados
Dia 16 (terça) – Repescagem (63 e 64 anos) e avaliação de resultados

A definir após avaliação técnica dos resultados – 62, 61 e 60 anos (com e sem comorbidades)

Postos de vacinação abertos das 9h às 16h

Zona Norte

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM
Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – Colônia Terra Nova

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandú, 119 – Cidade Nova

Zona Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Avenida Silves, 2.222- Crespo

Estacionamento da Universidade Paulista (Unip)
Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490 – Parque 10 de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi
Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

Zona Oeste

Balneário do Sesc
Avenida Constantinopla, 288 – Alvorada

Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo)
Rua Ipanema, 550, Alvorada

Começa hoje nova etapa de vacinação contra a Covid-19. Confira as informações do novo grupo!

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Manaus Tech Hub anuncia “Conexão Distrito” para residência de startups com equity free

Manaus, abril de 2021 – O Manaus Tech Hub (MTH), espaço de inovação aberta do Sidia …