Comer o resto de massa crua de bolo pode transmitir doença perigosa

137

A grande maioria das famílias brasileiras tem hábito de fazer bolo em casa pelo menos uma vez por semana. E sempre tem alguém por perto esperando para comer massa de bolo crua (lamber a vasilha).

E, dependendo do sabor é mesmo uma delícia. No entanto, vez ou outra alguém diz que esse costume não é nem um pouco aconselhável.

Comer o resto de massa crua de bolo pode transmitir doença perigosa- Imagem: Divulgação
Comer o resto de massa crua de bolo pode transmitir doença perigosa- Imagem: Divulgação

Infelizmente, isso é mesmo verdade, pois a massa, seja ela caseira ou massa pronta levará ovos crus que podem estar contaminados. A bactéria Salmonella Enteritidis é a responsável por 50% das gastroenterites. Uma pessoa infectada com a bactéria pode apresentar febre, cólicas abdominais e diarreia. tais sintomas acometem a pessoa, de 12 a 72 horas após o consumo do alimento contaminado.

Comer ovo com gema mole, clara de ovos, maionese caseira pode causar uma infec√ß√£o grav√≠ssima e levar a morte. A salmonelose, acontece basicamente quando as bact√©rias infectam as galinhas que fornecem os ovos que comemos. O problema √© que n√£o tem como identificar quais ovos est√£o infectados. Assim, os m√©dicos recomendam: ‚ÄúTodos os ovos devem ser bem cozidos antes de consumidos, j√° que as bact√©rias morrem no calor. ‚ÄĚ

Apesar do problema, é raro que uma infecção deste tipo cause a morte de um indivíduo. O fato fica mais grave quando a bactéria se espalha do intestino para a corrente sanguínea. Se o paciente não passa por nenhum tipo de tratamento com antibióticos, a contaminação pode ser fatal.

 

Coment√°rios