Home Notícias Política Comissão da Aleam lança campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes

Comissão da Aleam lança campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes

4 min - tempo de leitura
43

Em 1982, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 04 de junho, como o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão. Na verdade, a data não é para ser comemorada, mas sim, um momento para se refletir sobre algo terrível: a violência contra as crianças. Uma questão que, atualmente, não consegue mais ser resolvida apenas a nível local, exigindo a colaboração de governos e instituições internacionais.

Comissão da Assembléia lança campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes – Imagem: Divulgação

Em razão disso, a Comissão de Promoção e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens, da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), lançou nesta quinta-feira (04) uma campanha nas redes sociais, incentivando as pessoas a denunciarem. No vídeo, o presidente da Comissão, deputado Álvaro Campelo (Progressistas,) fala que a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de abuso ou violência no Brasil e pede que as pessoas denunciem esses crimes.

“Proteger as crianças e adolescentes é uma tarefa primordial dos pais, mas não é exclusiva. Parentes, comunidade, educadores, governantes, enfim, a sociedade como um todo também precisa agir. Ninguém pode ficar omisso diante desse flagelo social, que faz vítimas todos os dias, principalmente, nos municípios mais distantes da capital. O mais chocante é que a maioria dos casos acontece dentro da própria casa e grande parte dos abusadores pertence à família da vítima”, afirmou o parlamentar.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontam que, em 2019, foram registrados 813 casos em todo o Estado, sendo que em 2018, esse número foi maior, alcançando 879 registros. Dentre a natureza das ocorrências, o que mais chama a atenção são os dados relacionados a estupro de vulnerável. Ano passado, foram 358 casos, envolvendo crianças de 0 a 11 anos de idade na capital e 64, no interior, totalizando 422 casos.

De acordo com o advogado, Marco Salum, um dos coordenadores da Comissão, ocorrências de violência (sexual, física, psicológica e moral), prostituição infantil, abandono de incapaz, dentre outras, podem ser denunciadas à Comissão pelo whatsapp 99111-0112 ou pelo e-mail [email protected], que serão mantidas em sigilo. Em breve, as atividades presenciais serão retomadas e as denúncias também poderão ser feitas no 5º andar da Aleam.

Comissão da Assembléia lança campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes – Imagem: Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Dona Rosa, mãe de David Almeida, morre aos 84 anos

Na tarde deste sábado (28), faleceu dona Rosa Almeida, aos 84 anos, mãe do candidato a pre…