Home Regionalismo Turismo Comunidade da Missão em Tefé

Comunidade da Missão em Tefé

3 min - tempo de leitura
102

O Centro de Espiritualidade P. Cláudio Poullart des Places é localizado numa Comunidade chamada de ‘MISSÃO’. Este nome se deve ao fato de que foi aqui neste local que começou a Missão dos Espiritanos em Tefé fundada por P. Xavier Libermann em junho de 1897. Na boca do Rio Tefé, a ‘Missão’ foi estrategicamente localizada para servir todos os missionários do Alto Solimões.

Comunidade da Missão em Tefé
Comunidade da Missão em Tefé

A ‘Missão’ abarca três pontos principais:

  • A Casa da Missão construída em 1954 por irmãos holandeses, exatamente no lugar onde estava antes a primeira casa, construída em 1897-1898, pelos primeiros espiritanos (franceses, suiços e alemães).
  • A Igreja da comunidade local e da paróquia da Missão (com 60 comunidades ribeirinhas) cuja construção foi iniciada em 1924 pelo Ir. Aristóbulo Lülsdorf e foi concluída somente em 1952. A igreja é dedicada ao Divino Espirito Santo.
  • O Cemitério espiritano com sepulturas de confrades, desde o início da missão espiritana na Amazônia (1885).

O Centro de Espiritualidade se encontra a cerca de 40 minutos de barco da Cidade de Tefé. No momento é acessível apenas pelo rio, mas já está encaminhada uma futura estrada saindo de Tefé para servir a localidade.

Este Centro de Espiritualidade foi instituído com este nome no ano 2003, pelo tricentenário Espiritano e o pouco mais do que centenário dos espiritanos em Tefé. Tem como objetivos servir às paróquias e aos agentes pastoral (padres, diáconos, religiosos (as) e leigos) da região como casa de encontros, estudos e retiros e a transmissão do Carisma Espiritana aos leigos e vocacionados que nos procuram. Ele fica ao lado da Igreja matriz da grande paróquia ribeirinha do Divino Espirito Santo da Missão. A partir de 2003 a casa foi recuperada totalmente sob a supervisão dos Padres Antõnio Jansen e Altino Fafiães, pois se encontrava em ruínas.

Com a recuperação da casa, iniciou-se um processo de a dar a conhecer às Prelazias e Dioceses vizinhas. Neste momento a casa é bastante requisitada principalmente aos fins de semana.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Turismo

Deixe uma resposta

Leia Também

Aleam antecipa pauta da próxima semana com oito Projetos de Lei e cinco vetos do governo

  A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai colocar em votação, na próxima sem…