Home Regionalismo Agenda Cultural Confira a programação oficial do Carnaval do Amazonas 2020!

Confira a programação oficial do Carnaval do Amazonas 2020!

13 min - tempo de leitura
285

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, divulga a programação do Carnaval do Amazonas 2020. Este ano, o evento terá como tema “Explosão de Alegria e Cultura Popular” e contará com o Desfile das Escolas de Samba, no Sambódromo; Concurso de Fantasias e Máscaras, no Teatro Amazonas; exposição sobre antigos carnavais, no Palacete Provincial; e com o Carnaboi, que volta ao calendário oficial.

“O Carnaval é a festa do povo, é o período em que as pessoas aproveitam momentos de alegria em comunidade. Queremos que as pessoas tenham uma experiência única, por isso vamos integrar à programação outras atividades, como a exposição de antigos carnavais em Manaus e atividades acadêmicas em Parintins”, comenta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

O Desfile das Escolas de Samba de Manaus acontecerá de 20 a 22 de fevereiro, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo. Na primeira noite (20/02), a partir das 21h, se apresentarão as escolas do Grupo de Acesso B: Gavião do Parque, Unidos da Coophasa, Império do Meninos Levados, Império do Mauá, Mocidade Independente da Raiz, Mocidade Independente de Ipixuna, Leões do Barão de Açu e Legião de Bambas.

Na sexta-feira (21/02), será a vez das agremiações do Grupo de Acesso A defenderem seus temas e cores, também a partir das 21h. São elas: Império do Hawai, Sem Compromisso, Acadêmicos da Cidade Alta, Unidos da Cidade Nova, Tradição Leste, Beija-Flor do Norte, Presidente Vargas, Vila da Barra, Balaku Blaku e Dragões do Império.

As escolas de samba do Grupo Especial desfilarão no sábado (22/02), a partir das 20h. Descem a Avenida do Samba, pela ordem: Primos da Ilha, Unidos do Alvorada, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, A Grande Família, Mocidade Independente de Aparecida, Vitória Régia e Mocidade Independente do Coroado.

As campeãs do Carnaval do Amazonas 2020 serão conhecidas no dia 24 de fevereiro. A apuração também acontecerá no Sambódromo.

Carnaboi – Um dos destaques da temporada de folia, o Carnaboi chega à 20ª edição com muitas novidades e prestando homenagem a Arlindo Jr., ícone do boi-bumbá, falecido em dezembro de 2019. O evento acontecerá no dia 24 de fevereiro, Segunda-Feira Gorda de Carnaval, em um novo formato: os artistas se apresentarão num palco 360 graus, montado na ferradura do Sambódromo.

Mais de 30 atrações se apresentarão no evento, entre elas itens oficiais de Caprichoso e Garantido e os Bois de Manaus: Brilhante, Corre Campo e Garanhão.

Concurso de Fantasias e Máscaras – O tradicional Concurso de Fantasias e Máscaras será destaque no Teatro Amazonas, em datas diferentes para cada modalidade: Fantasias Infantil, no dia 16 de fevereiro; Fantasias Adulto e Melhor Máscara, no dia 23 de fevereiro.

O Concurso de Fantasias Adulto contemplará seis categorias: Luxo Masculino, Luxo Feminino, Originalidade Masculina, Originalidade Feminina, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e Melhor Idade (a partir de 60 anos). O de Fantasias Infantil terá duas categorias: Luxo e Originalidade, subdivididas por faixa etária (3 a 5 anos, 6 a 8 anos, e 9 a 12 anos). Já a modalidade Melhor Máscara contará com duas categorias: Originalidade e Luxo.

Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria das modalidades Adulto e Infantil. Na modalidade Melhor Máscara, apenas o primeiro lugar das duas categorias. Os prêmios variam de R$ 300 (trezentos reais) a R$ 6.000 (seis mil reais).

As inscrições para o concurso estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas até 14 de fevereiro (Fantasias Infantil) e 19 de fevereiro (Fantasias Adulto e Melhor Máscara) na sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, na avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro.

A ficha de inscrição – preenchida na íntegra, em letra de forma, e assinada pelo candidato ou representante legal –, acompanhada da documentação exigida no edital do concurso, deverá ser entregue no setor de Protocolo da Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Na modalidade Fantasias Infantil, serão aceitas inscrições no dia do evento (16/02), das 10h às 14h, no Teatro Amazonas.

Exposição – Com um mix de imagens e referências que vão e voltam no tempo, o Palacete Provincial receberá, a partir de 17 de fevereiro, a exposição “Carnaval Kaleidoscópio”, uma mostra sobre carnavais antigos de Manaus: bailes, bandas, concursos de máscaras, escolas de samba, desfile de fantasias, clubes, coluna social e Carnaval de rua. Além desse contexto histórico, haverá também obras de artistas jovens que estão sendo realizadas com base no tema e em textos descritivos dos carnavais de Manaus na era da província.

A mostra seguirá em cartaz até março, com visitação no horário de funcionamento do Palacete.

Carnaliceu – Em Parintins, de 12 a 20 de fevereiro, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, realiza o “Carnaliceu 2020”, que dará enfoque à influência de Veneza para o Carnaval no mundo. Com o tema “No Carnaval das Máscaras, Alegria – Viaje no tempo da Folia”, a programação é aberta a toda comunidade e conta com apresentação dos alunos, escolha do Rei e Rainha do Carnaliceu, escolha da Miss Melhor Idade e atividades didáticas-pedagógicas (encontros, vivências e oficinas temáticas), que relatam e relembram as contribuições do carnaval veneziano para o evento no Brasil.

Tradicionalmente o “Carnaliceu” homenageia ilustres parintinenses. Em 2020, os homenageados serão o fotógrafo Anastácio Dourado, o artista plástico Jair Mendes, o músico Rei Azevedo, e o coreógrafo Waldir Santana.

O grande baile acontece no dia 20, na Arena do Bumbódromo, com desfile dos blocos de alunos de todos os núcleos do Liceu, acompanhados pelos personagens “Seu Liceu” e Claudio Santoro; com a presença de todos os homenageados; e show da banda Sassaricando, formada por alunos, instrutores do núcleo de Música e músicos convidados.

Emprego e renda – O secretário Marcos Apolo destaca que, além de proporcionar diversão para milhares de foliões, o Carnaval também movimenta a economia.

“O Carnaval é um trabalho das comunidades, por meio do qual é gerado um volume grande de trabalho e renda, e um movimento significativo na economia, a partir do momento em que as escolas de samba precisam fazer a aquisição dos materiais para produzir as alegorias e fantasias”, afirma o titular da pasta.

“Todo um comércio é movimentado durante essas e outras atividades desenvolvidas pelas escolas e durante os desfiles, quando a gente recebe no Sambódromo de Manaus milhares de pessoas que vão se divertir e acabam permitindo que centenas de pessoas que ali estão trabalhando tenham a oportunidade de garantir o sustento de suas famílias”.

Em 2019, o Carnaval do Amazonas gerou cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos, sendo 4,5 mil só relacionados aos trabalhos nos galpões dos grupos de Acesso e Especial, onde há espaço para profissionais como costureiras, aderecistas, marceneiros, serralheiros, entre muitos outros postos de trabalho.

Confira a programação oficial do Carnaval do Amazonas 2020!

PROGRAMAÇÃO

16 de fevereiro (domingo)
Concurso de Fantasias Infantil
16h30 – Teatro Amazonas

17 de fevereiro (segunda-feira)
Exposição Carnaval Kaleidoscópio
19h – Palacete Provincial

20 de fevereiro (quinta-feira)
Desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso B, no Sambódromo
21h – GRES Gavião do Parque
21h40 – GRES Unidos da Coophasa
22h20 –GRES Império do Meninos Levados
23h – GRES Império do Mauá
23h40 – GRES Mocidade Independente da Raiz
0h20 – GRES Mocidade Independente de Ipixuna
01h – GRES Leões do Barão de Açu
01h40 – GRES Legião de Bambas

21 de fevereiro (sexta-feira)
Desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso A, no Sambódromo
21h – GRES Império do Hawai
21h45 –GRES Sem Compromisso
22h30 – GRES Acadêmicos da Cidade Alta
23h15 – GRES Unidos da Cidade Nova
0h – GRES Tradição Leste
0h45 – GRES Beija-Flor do Norte
01h30 – GRES Presidente Vargas
02h15 – GRES Vila da Barra
03h – GRES Balaku Blaku
03h45 – GRES Dragões do Império

22 de fevereiro (sábado)
Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, no Sambódromo
20h – GRC Primos da Ilha
21h20 – GRES Unidos do Alvorada
22h40 – GSRES Andanças de Ciganos
0h – GRES Reino Unido da Liberdade
1h20 – GCRES A Grande Família
2h40 – GCRES Mocidade Independente de Aparecida
4h – GRES Vitória Régia
5h20 – GRES Mocidade Independente do Coroado

23 de fevereiro (domingo)
Concurso de Fantasias Adulto / Melhor Máscara
17h30 – Teatro Amazonas

24 de fevereiro (segunda)
Carnaboi
17h – Sambódromo

Confira a programação oficial do Carnaval do Amazonas 2020!

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Agenda Cultural

Deixe uma resposta

Leia Também

UBSs preferenciais com horário ampliado contra a Covid – 19

A Prefeitura de Manaus ampliou o horário de funcionamento de 18 Unidades Básicas de Saúde …