Confira algumas dicas para economizar combustível

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Alguns maus h√°bitos ao volante podem fazer o carro “beber” mais gasolina, calcular o consumo do seu ve√≠culo e analisar quais as diferen√ßas entre gasolina aditivada, premium e comum, podem fazer muita diferen√ßa no bolso.

Confira algumas dicas para economizar combustível
Confira algumas dicas para economizar combustível

Confira algumas dicas:

Aceleradas Рevite aceleradas bruscas e desnecessárias. Elas afetam muito a média de consumo.

Vidros – andar com a janela aberta interfere na aerodin√Ęmica e no consumo, principalmente a mais de 80 km/h.

Combust√≠vel – gasolina ou etanol “batizados” interferem na m√©dia porque a leitura do sistema de inje√ß√£o eletr√īnica √© afetada pela composi√ß√£o errada.

Ponto Morto Рaquele costume de deixar o carro em ponto morto em descidas é coisa do passado. O veículo engrenado gasta menos porque a injeção corta o combustível.

No tr√Ęnsito – pr√≥ximo aos sem√°foros, por exemplo, diminua a velocidade se estiver vermelho. Evite o “zigue-zague” e acelerar sem necessidade.

Velas Рse ela está ruim, a queima do combustível fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.

Filtros – precisam ser trocados nas datas previstas no manual, sem desculpas. Em caso de entupimento, eles interferem diretamente na mistura de ar e combust√≠vel na c√Ęmara de combust√£o.

Rodas – o alinhamento √© fundamental para a aerodin√Ęmica. Se o ve√≠culo est√° fora de geometria, as rodas ser√£o arrastadas, em vez de somente girar.

Pneus – a calibragem influencia diretamente no consumo e deve ser feita no m√°ximo a cada 15 dias.

Peso – quanto mais pesado, mas o ve√≠culo consome. Ent√£o fa√ßa aquela limpeza b√°sica e retire o “arm√°rio” do porta-malas.

Troca de marcha – uso do c√Ęmbio deve ser suave, sem necessidade de ‚Äúesticar‚ÄĚ a marcha. Andar com uma marcha alta em baixa velocidade tamb√©m aumenta o consumo.

Velocidade Рoutra atitude eficiente é não andar em altas velocidades. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h.

Rotina РSe o trajeto for curto, deixe o carro em casa. Um pouco de exercício não faz mal a ninguém.

Se voc√™ mantiver um hist√≥rico do consumo, poder√° identificar quando √© a hora certa de fazer a manuten√ß√£o e se o combust√≠vel que est√° no seu carro pode ter sido “batizado”.

Amigo do frio Рo tanquinho, presente em alguns moddelos de veículo, só é acionado se a temperatura ambiente for menor do que 18 graus.

Encher ou não? Рse você mora em um local onde costuma fazer frio, deixe meio litro de gasolina nele sempre. Prefira usar gasolina aditivada ou premium, que dura mais.

E se n√£o tem tanquinho – modelos mais modernos de motor flex dispensam o ‘tanquinho’. Eles usam o aquecimento do etanol na entrada do bico injetor.

Em um primeiro momento, a gasolina aditivada não influencia no consumo. A função dela é manter a limpeza e preservar o motor, por meio de aditivos que ela contém.

A gasolina premium tamb√©m tem aditivos, e possui octanagem maior. Esta √© a medida de resist√™ncia da gasolina √† queima espont√Ęnea que ocorre dentro da c√Ęmara de combust√£o. Na pr√°tica, ela permite uma combust√£o mais r√°pida e maior do produto, mas o efeito s√≥ √© percept√≠vel para carros mais potentes, como os esportivos.

Na estrada, em alta velocidade, √© preciso considerar que o vidro aberto afeta a aerodin√Ęmica do carro, assim o ve√≠culo acaba consumindo mais combust√≠vel.

Muita gente acredita que, desligando o ar-condicionado e abrindo os vidros, vai conseguir diminuir significativamente consumo de combustível do carro.

Porém, viajar em velocidade superior a 70 km/h com os vidros abertos é derrubar anos de desenvolvimento de carroceria: o coeficiente de atrito (Cx) aumenta muito nessa situação e, consequentemente, o consumo também cresce.

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