Home Notícias Brasil Confira como proteger animais de estimação do barulho dos fogos de artifícios no fim de ano

Confira como proteger animais de estimação do barulho dos fogos de artifícios no fim de ano

3 min - tempo de leitura
15

Tradição na festa de fim de ano, o barulho dos fogos de artifício pode prejudicar cães e gatos. Além de causar danos à audição dos bichos, o barulho das explosões pode resultar em ataques de pânico e traumas.

Uma coisa que para nós dura alguns segundos, para o animal pode gerar efeitos graves e para evitar estresses tanto para cachorros e gatos, confira algumas dicas pra proteger o seu pet:

Truque do pano

Esse artifício consiste em um estilo de amarração com panos utilizada em cães. Uma tira de tecido é envolvida o torso do animal em pontos específicos. O cão costuma se sentir “abraçado”, diminuindo a sensação de pânico. O resultado não é o mesmo para gatos, que podem se sentir mais nervosos por estarem presos pelos panos.

Truque do pano: proteja o seu cachorro do barulho feito pelos fogos de artifício - Imagem: Divulgação
Truque do pano: proteja o seu cachorro do barulho feito pelos fogos de artifício – Imagem: Divulgação

Sedar os animais somente com a recomendação de um veterinário

Algumas pessoas recorrem a medicamentos para diminuir o sofrimento dos animais nessa época. É necessário um cuidado maior se calmantes forem administrados. Ficar em casa com o animal é recomendado, pois o efeito do remédio somado ao medo pode causar reações inesperadas em cachorros e gatos. Além disso, o uso desses medicamentos não deve ser feito sem a recomendação de um veterinário.

Manter ambientes fechados

Devido ao pânico, alguns animais podem tentar fugir. É importante certificar-se de que os ambientes da casa estão bem fechados. Também é indicado os bichos ficarem em locais cobertos porque os barulhos ficam mais abafados dessa forma. Deixá-los presos em quintais ou varandas pode agravar a situação de medo.

Lembrar da presença do dono

Se sair de casa for indispensável, é importante preparar a casa para que os pets não se sintam tão sozinhos. Colocar a televisão ligada, deixar uma roupa que tenha o cheiro do dono ou deixar luzes ligadas na casa pode ser um jeito de deixar os cachorros e gatos mais confortáveis. Simular a presença de alguém pode fazer com que a ansiedade e o sentimento de insegurança dos animais diminua.

Truque do pano: proteja o seu cachorro do barulho feito pelos fogos de artifício - Imagem: Divulgação
Truque do pano: proteja o seu cachorro do barulho feito pelos fogos de artifício – Imagem: Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Brasil

Deixe uma resposta

Leia Também

Bolsonaro afirma que pagou auxilio de R$ 5.400 para brasileiros e que culpados por queimada são índios e caboclos

Nesta terça-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro disse na Assembleia das Nações Unidas …