Confira receitas veganas fáceis de fazer e super nutritivas!

205

Que tal aprender a fazer receitas veganas?! Muitas pessoas acreditam que seguir uma alimentação saudável é muito difícil. Isso porque elas acreditam que os ingredientes são caros e as receitas pouco práticas reproduzir. Para provar o contrário, Gabi Mahamund, autora do blog e livro Flor de Sal (Editora Alaúde), reuniu receitas com ingredientes do dia a dia que são rápidas e não requerem nenhum conhecimento especial para se preparar. Além disso, uma das vertentes que a autora segue é a de sustentabilidade na alimentação e planejamento das refeições, tudo isso para evitar o desperdício e tentar aproveitar ao máximo de cada ingrediente utilizado.

Abaixo duas receitas da autora que constam no livro Flor de Sal.

Pãozinho de Abóbora Com Alecrim
Rende: 20 Pãezinhos

Pãozinho Vegano / Foto : Divulgação
Pãozinho Vegano / Foto : Divulgação

INGREDIENTES

3 Colheres (sopa) de azeite
½ xícara de água ou leite vegetal
½ xícara de abóbora assada
1 ½ xícara de polvilho azedo
1 colher (sopa) de linhaça
1 colher (sopa) de gergelim
1 colher (chá) de levedura nutricional
1 colher (sopa) de alecrim
½ colher (chá) de pimenta do reino
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 220°C e unte uma assadeira com um fio de azeite.
Aqueça o azeite e a água (ou leite) até ferver
Enquanto isso, em uma tigela, amasse bem a abóbora até virar um purê. Acrescente o polvilho e misture bem. Despeje o azeite e a água (ou leite) ferventes sobre a mistura de abóbora e polvilho e mexa com a ajuda de uma colher até esfriar um pouco. Então, junte os demais ingredientes amassando-os com as mãos ou com uma colher até obter uma massa homogênea e um pouco pegajosa.
Deixe a massa descansar por uns 10 minutos e, me seguida, faça bolinhas um pouco menores do que uma bola de pingue pongue. Disponha-os na assadeira untada, deixando uma distancia de cerca de três dedos entre eles para que cresçam sem grudar uns nos outros.
Leve os pãezinhos ao forno e asse por mais ou menos 30 minutos ou até que estejam bem dourados. Sirva-os quentinhos com requeijão vegano.

DICA DA GABI

Você também pode usar a abóbora cozida em água, mas a quantidade total de água da receita pode diminuir. Nesse caso, despeje apenas metade da água indicada e depois junto mais, se necessário.

Assim que você terminar de misturar todos os ingredientes, sua massa estará bem úmida. Deixá-la descansando é importante para que absorva e fique mais fácil de manusear, o que deixará seu bolinho úmido e macio depois de assado.

Quiche de Cogumelos, Alho Poró e Abobrinha

Rende: 6 Fatias

Quiche Vegano / Foto : Divulgação
Quiche Vegano / Foto : Divulgação

INGREDIENTES

Massa

1 Xícara de farinha de grão de bico
½ Xícara de farinha de aveia
2 colheres (sopa) de polvilho doce
¼ de xícara de azeite
¼ de xícara de água
Sal a gosto

Recheio

1 Alho-poró
200g de cogumelos de paris ou shitake
1 Abobrinha
1 Colher (sopa) de missô ou shoyu
1 Xícara de creme base
1 Colher (sopa) de tahine
1 Colher (sopa) de azeite
Sumo de ½ limão
Temperos a gosto (sal, levedura nutricional/fermento biológico seco/levedura de cerveja, noz-moscada e pimenta-do-reino).

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 220°C e forre uma forma de 20cm de diâmetro com papel-manteiga. Unte o papel com azeite ou óleo vegetal.
Comece pela massa. Em um recipiente, misture as farinhas, o polvilho e o sal. Incorpore o azeite às farinhas com a ajuda das pontas dos dedos, umedecendo-as bem. Acrescente a água e misture tudo até obter uma massa homogênea.
Disponha a massa na assadeira untada e faça furinhos por toda a sua extensão para evitar que estufe – você também pode usar o peso de grãos como o feijão para isso. Leve para assar por aproximadamente 20 minutos a 200°C. Pronto!
Para fazer o recheio, vamos primeiro picar finamente o alho-poró (vamos usá-lo todo, até a parte verde, nada de desperdício por aqui!) e fatiar os cogumelos e a abobrinha. Polvilhe um pouquinho de sal nas fatias de abobrinha e deixe em um escorredor para que solta a sua água.
Em uma frigideira, jogue um fio de azeite e refogue o alho-poró. Acrescente os cogumelos, o missô, sal e deixe murchar bem, até que o alho-poró esteja bem macio.
Para montar, misture o creme com o alho-poró e os cogumelos refogados, o tahine, o azeite, o limão e os temperinhos. Mexa bem, acerte o sal e recheie sua quiche com essa mistura. Você pode fazer flores com a abobrinha para decorar sua torta, como está na foto, ou simplesmente cortar em pedacinhos e misturar no recheio.
Leve a torta ao forno por uns 10 minutos a 250°C para finalizar e pronto é só se deliciar!

DICA DA GABI

Se preferir, congele a massa para usar depois, porque ela serve de base para qualquer quiche, assim como o creme de tofu. Use a criatividade e alterne os ingredientes para experimentar novos sabores.

Comentários