Conheça a fruta Piquiá

163

O piquiá é uma fruta que tem forma esférica, ligeiramente achatada nos pólos e seu tamanho regula como o de uma laranja porruda.

A casca, tem cor marrom-acinzentada, é espessa e carnuda, com quatro bagos em forma de rim. A polpa é amarela de 3 a 10 mm de espessura, aderente a um caroço muito duro, que contém uma amêndoa comestível e bastante apreciada.

O piquiazeiro é uma árvore majestosa que pode atingir de 40 a 50 metros de altura. Possui tronco de até 2,5 metros de diâmetro, ou rodo superior a 5 metros, e uma copa enorme que se destaca na floresta. Ocorre em toda a Amazônia, com maior concentração na terra firme da região do grande estuário.

Imagem: CARLOS ALBERTO DORIA
Imagem: CARLOS ALBERTO DORIA

O fruto do piquiazeiro é comestível depois do cozimento e é bastante apreciado, que se delicia com o sabor e cheiro incomuns da polpa.

A madeira é de qualidade superior, com fibras entrelaçadas, possuindo grande resistência e, por isso, utilizada na indústria naval. As flores do piquiazeiro são muito apreciadas pela caça. Durante a floração, os caçadores esperam pela caça embaixo das árvores, quando suas flores amarelas caem no chão.

O piquiazeiro produz muitas flores. Observando as árvores que florescem, dá para saber mais ou menos quais vão frutificar.

Preparação para o consumo do Piquiá : Cozinhar a fruta com água e sal para comer a polpa. O piquiá mais gostoso é bem cheiroso e com polpa amarelinha.

Cozimento do piquiá- Imagem: No Amazonas é Assim
Cozimento do piquiá- Imagem: No Amazonas é Assim

Depois da polpa, o piquiá tem espinhos, então é importante tomar cuidado na hora de comer. Em geral o piquiá cozido é consumido com farinha.

Piquiá com farinha - Imagem: João Sílvio Gonçalves Junior
Piquiá com farinha – Imagem: João Sílvio Gonçalves Junior

Do Piquiá também se exrtrai o óleo que serve para cozinhar, excelente para fritar peixe.

 

 

 

Comentários