Conheça a historia do bairro Japiim

548

Bairro do Japiim, está localizado na Zona Sul de Manaus, e vem sendo colocado como o 6° bairro mais populoso de Manaus, com aproximadamente 58.616 habitantes numa área de 420.00 hectares.
O bairro do Japiim teve sua fundação no dia 31 de Março de 1969, juntamente com o processo de implementação do Parque Industrial de Manaus, localizado em sua adjacência.

O conjunto residencial 31 de Março, foi construído pela antiga Cohabam (Companhia Habitacional do Amazonas), que na época, no final da década de 1960, geria a política habitacional do governo estadual, com recursos da União. O nome 31 de Março foi escolhido para homenagear a data da revolução de 1964, Mas, o conjunto só foi inaugurado em 1970, quando as casas de 1, 2 ou 3 quartos, ficaram prontas e foram entregues aos moradores, depois da realização do sorteio pela agência governamental.

A origem do nome vem da grande quantidade de pássaros da espécie Japiim, na época encontrados na localidade. Havia uma floresta preservada, antes da chegada do Parque industrial, porem o pássaro era caçado de forma predatória, e atualmente quase não é encontrado na região.

Loading...

O bairro também tem importante papel para economia manauara, pois concentra o Centro de Convenções Studio 5 Festival Mall, o Makro Atacado, uma grande de comercio formal e informal. Além de grandes escolas e universidades como a Ulbra, e a Secretaria de Estado e Educação (SEDUC).

Devido ao conjunto ter sido entregue sem rede de distribuição de água, os primeiros moradores utilizavam o igarapé do Rodrigues, um pequeno afluente da calha do 40, que hoje cruza a avenida Tefé. O Japiim, atualmente, tem função estratégica na ligação com o Distrito Industrial.

Vista aérea do bairro Japiim
Vista aérea do bairro Japiim

Comentários

comentários

Curta nossa página do Facebook