Conheça a melhor receita de Lasanha de Pirarucu

95

Conhe√ßa uma receita de lasanha com um toque regional amaz√īnico. Al√©m do recheio de pirarucu, a massa √© feita de forma artesanal com folhas de jambu e molho de tucupi.

Receita de Lasanha de Pirarucu
Receita de Lasanha de Pirarucu РImagem: Divulgação

RECEITA DE LASANHA DE PIRARUCU

180g de farinha de trigo
1 maço pequeno de jambu
500g de filé de pirarucu picado
250g de molho de tomate
1/2 cebola picada
2 dentes de alho
1 piment√£o
1 pimenta de cheiro
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Queijo parmes√£o ralado

INGREDIENTES DO MOLHO

20g de manteiga
20g de trigo
500ml de tucupi temperado

MODO DE PREPARO

Comece aquecendo as folhas de jambu em uma panela por dois minutos. Fique de olho para deixar queimar. O ponto ideal é quando elas estiverem murchas. Depois bata as folhas no liquidificador com uma xícara de água. Coloque o trigo em uma superfície e faça um furinho no meio. Vá colocando o jambu batido aos poucos. Misture bem até chegar ao ponto de a massa não grudar na mão. Enrole a massa em plástico filme e deixe descansando por cerca de meia hora.

Enquanto a massa descansa, comece a preparar o recheio da lasanha. Refogue as verduras no azeite com alho. Acrescente o filé de pirarucu picado, o sal e a pimenta do reino. Quando a água do peixe estiver seca, coloque o molho de tomate. Mexa por alguns minutos e já vai estar pronto. Deixe reservado.

Para fazer o molho, coloque a manteiga em uma panela com as 20 gramas de trigo. Mexa sem parar para a massa não empelotar. Logo em seguida vá colocando o tucupi temperado, aos poucos. Mexa bem até ficar um caldo grosso e homogêneo. Reserve.

Hora de espalhar a massa com o rolo. Ela deve ficar bem fina. Coloque água em uma panela para esquentar e deixe ao lado uma forma com água fria. Leve a massa à panela de água quente por cerca de três minutos e tire direto para a água fria. Depois retire as massas para um recipiente seco, separe cada massa com plástico para não grudar uma na outra e em seguida comece a montar a lasanha.

Coloque uma camada de molho. Depois uma camada de massa. Uma camada do recheio de Pirarucu. Outra camada de queijo parmesão ralado. Vá seguindo essa ordem até atingir o topo do refratário. Leve ao forno por 10 minutos e pode servir.

OBS: A receita permite o uso de outras massas de lasanha prontas

Coment√°rios