Conheça a receita da Geleia de Maracujá do Mato

160

O Maracujá do Mato é rico em potássio, ferro, cálcio e vitamina C. A fruta é uma variação do maracujá que apresenta peculiaridades como na cor da polpa e da casca, além de ter cheiro e sabor diferenciados.

O fruto tem cor alaranjada, casca esponjosa e facilmente retirada com os dedos. Quando maduro, o fruto desprende-se e cai ao chão. A polpa do fruto, é uma gelatina transparente, grudenta e de sabor bem doce. O maracujá do mato é utilizado “in natura” e vendido em feiras e ruas de cidades do norte.

Conheça a receita da Geleia de Maracujá do Mato - Imagem: Divulgação
Conheça a receita da Geleia de Maracujá do Mato – Imagem: Divulgação

Ingredientes:

1 quilo de maracujá do mato
2 litros de água
800 gramas de açúcar

Modo de Preparo

Antes de preparar a receita é necessário limpar o maracujá. Para dez litros de água é necessário adicionar meia colher de sopa de hipoclorito de sódio. As frutas ficam esterilizadas em 20 minutos. O mesmo processo dever ser repetido com os recipientes da geléia.

Depois, a poupa é retirada da casca, misturada em água e levada ao fogo por cinco minutos, até levantar fervura. Chegou o momento de coar a poupa. Sem as sementes, o suco volta para a panela, agora com os ingredientes da geléia. Para um quilo de maracujá do mato coloque dois litros de água e 800 gramas de açúcar. Mais uma vez a mistura vai para o fogo e após 40 minutos a nova textura dá água na boca.

Comentários