Home Notícias Esporte Conheça Bruno Guimarães, o brasileiro da Lyon que pode parar o Bayer de Munique

Conheça Bruno Guimarães, o brasileiro da Lyon que pode parar o Bayer de Munique

2 min - tempo de leitura
131

Bruno Guimarães teve de superar uma barreira enorme para conseguir se destacar após sua ida ao Lyon no começo deste ano. O impacto da pandemia do coronavírus fez com que o Campeonato Francês fosse encerrado precocemente. Antes disso, ele teve um período com a seleção brasileira para a disputa do Pré-Olímpico.

Dessa forma, o meio-campista jogou apenas cinco partidas oficiais antes da paralisação do futebol – e somente mais três depois dela.

“Tenho consciência que está sendo ruim para todos, mas me considero um dos atletas mais prejudicados com a parada por tudo que vinha vivendo”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo.

No retorno, o Lyon tem ido muito bem: fez uma final parelha na Copa da Liga Francesa com o Paris Saint-Germain (perdendo nos pênaltis), eliminou a Juventus de Cristiano Ronaldo nas oitavas de final da Champions League e venceu o Manchester City nas quartas. Estas foram as únicas três partidas oficiais do clube em mais de cinco meses.

A resiliência da equipe foi refletida no jogador, que, mesmo com um contexto desfavorável, conseguiu rapidamente não apenas se adaptar como também ocupar um papel de destaque no elenco. A ponto de ser elogiado por ninguém menos do que Pep Guardiola.

“O Lyon defende bem, de forma agressiva. É uma equipe de contra-ataque, com muito empenho. Uma equipe extraordinária, parabéns a eles. Com Aouar, Caqueret e Bruno Guimarães, eles têm três jogadores excepcionais no meio”, disse o treinador após o triunfo dos franceses por 3 a 1 no último sábado.

O elogio não foi algo novo para ele desde sua chegada à França. O ex-jogador do Athletico-PR já havia sido destacado pela revista France Football após um amistoso em julho contra o Celtic, partida em que deu um drible à la Zidane. Aliás, o veículo já tinha enaltecido o atleta de 22 anos em uma outra oportunidade, antes da paralisação do futebol: “Nunca deixa de impressionar”.

 

Imagem: Divulgação

 

Preciso e indispensável

Os números ajudam a entender a importância de Bruno Guimarães defensiva e ofensivamente em um Lyon que vem contrariando as expectativas. Se protegendo bem e sendo letal nas chances que tem, a equipe de Rudi Garcia tem no meio-campista uma parte fundamental em seu jogo.

Nas três partidas no mata-mata da Champions, o brasileiro é o quinto no elenco com mais recuperações de bola (15), o quarto com mais interceptações (4), o líder em desarmes (2) e o segundo com melhor aproveitamento de passe entre os nomes que deram pelo menos 100 passes (80.6%). Além disso, seu mapa de calor mostra sua onipresença na soma dos três jogos.

 

Se em campo as coisas vão bem, o jogador também mostra que tem feito sua parte fora das quatro linhas, uma vez que as aulas de francês rapidamente o fizeram a aprender o suficiente do idioma para dar uma entrevista.

Com Bruno Guimarães falando o idioma do time, literal e metaforicamente, o Lyon encara o Bayern de Munique nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), por um lugar na decisão da Champions League, o que seria algo inédito na história do clube – o máximo que havia conseguido até esta temporada foi também a semifinal em 2010, quando acabou eliminado justamente pelos bávaros.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Roger Siqueira
Carregar Mais Em Esporte

Deixe uma resposta

Leia Também

Itacoatiara em festa! Penarol bate o Manaus na final do Barezão por decisão nos pênaltis

Penarol bate Manaus nos pênaltis e volta a ser campeão estadual após nove anos e se sagra …