Home Notícias Esporte Conheça Bruno Guimarães, o brasileiro da Lyon que pode parar o Bayer de Munique

Conheça Bruno Guimarães, o brasileiro da Lyon que pode parar o Bayer de Munique

5 min - tempo de leitura
123

Bruno Guimarães teve de superar uma barreira enorme para conseguir se destacar após sua ida ao Lyon no começo deste ano. O impacto da pandemia do coronavírus fez com que o Campeonato Francês fosse encerrado precocemente. Antes disso, ele teve um período com a seleção brasileira para a disputa do Pré-Olímpico.

Dessa forma, o meio-campista jogou apenas cinco partidas oficiais antes da paralisação do futebol – e somente mais três depois dela.

“Tenho consciência que está sendo ruim para todos, mas me considero um dos atletas mais prejudicados com a parada por tudo que vinha vivendo”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo.

No retorno, o Lyon tem ido muito bem: fez uma final parelha na Copa da Liga Francesa com o Paris Saint-Germain (perdendo nos pênaltis), eliminou a Juventus de Cristiano Ronaldo nas oitavas de final da Champions League e venceu o Manchester City nas quartas. Estas foram as únicas três partidas oficiais do clube em mais de cinco meses.

A resiliência da equipe foi refletida no jogador, que, mesmo com um contexto desfavorável, conseguiu rapidamente não apenas se adaptar como também ocupar um papel de destaque no elenco. A ponto de ser elogiado por ninguém menos do que Pep Guardiola.

“O Lyon defende bem, de forma agressiva. É uma equipe de contra-ataque, com muito empenho. Uma equipe extraordinária, parabéns a eles. Com Aouar, Caqueret e Bruno Guimarães, eles têm três jogadores excepcionais no meio”, disse o treinador após o triunfo dos franceses por 3 a 1 no último sábado.

O elogio não foi algo novo para ele desde sua chegada à França. O ex-jogador do Athletico-PR já havia sido destacado pela revista France Football após um amistoso em julho contra o Celtic, partida em que deu um drible à la Zidane. Aliás, o veículo já tinha enaltecido o atleta de 22 anos em uma outra oportunidade, antes da paralisação do futebol: “Nunca deixa de impressionar”.

 

Imagem: Divulgação

 

Preciso e indispensável

Os números ajudam a entender a importância de Bruno Guimarães defensiva e ofensivamente em um Lyon que vem contrariando as expectativas. Se protegendo bem e sendo letal nas chances que tem, a equipe de Rudi Garcia tem no meio-campista uma parte fundamental em seu jogo.

Nas três partidas no mata-mata da Champions, o brasileiro é o quinto no elenco com mais recuperações de bola (15), o quarto com mais interceptações (4), o líder em desarmes (2) e o segundo com melhor aproveitamento de passe entre os nomes que deram pelo menos 100 passes (80.6%). Além disso, seu mapa de calor mostra sua onipresença na soma dos três jogos.

 

Se em campo as coisas vão bem, o jogador também mostra que tem feito sua parte fora das quatro linhas, uma vez que as aulas de francês rapidamente o fizeram a aprender o suficiente do idioma para dar uma entrevista.

Com Bruno Guimarães falando o idioma do time, literal e metaforicamente, o Lyon encara o Bayern de Munique nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), por um lugar na decisão da Champions League, o que seria algo inédito na história do clube – o máximo que havia conseguido até esta temporada foi também a semifinal em 2010, quando acabou eliminado justamente pelos bávaros.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Roger Siqueira
Carregar Mais Em Esporte

Deixe uma resposta

Leia Também

Prefeito cancela Réveillon e afirma: “Não é um ano de festas”

“Não é um ano de festas. É um ano de luto, de reconstrução, de curar nossas feridas”, diss…