Conheça cinco destinos perfeitos no Amazonas que o mundo inteiro precisa conhecer

2205

Todos j√° sabem que o Estado do Amazonas √© um Estado de dimens√£o continental, vale lembrar que √© o maior Estado do Brasil. Justamente por ser ‘maceta’, muitos locais n√£o s√£o t√£o conhecidos.¬† Nosso Estado tem os destinos naturais mais exuberantes da Amaz√īnia e por isso, preparei uma lista com cinco lugares incr√≠veis para quem quiser fortalecer o esp√≠rito Amaz√īnico sem sair do Estado.

Parque Nacional do Ja√ļ

Parque Nacional do Ja√ļ / Foto : Divulga√ß√£o
Parque Nacional do Ja√ļ / Foto : Divulga√ß√£o

O parque nacional do Ja√ļ √© um lugar lindo, ex√≥tico, exuberante. Amaz√īnia real e aut√™ntica. Quem j√° foi sabe do que eu estou falando. O parque fica entre as cidades de Novo Air√£o e Barcelos, cerca de 220 km de Manaus.

L√°, voc√™ vai precisar de pelo menos dois dias para conhecer esse santu√°rio que protege uma das maiores extens√Ķes de floreta tropical √ļmida do mundo. O acesso mais f√°cil √© pelo munic√≠pio de Novo Air√£o, aonde √© poss√≠vel chegar de lancha e barco ‚Äď a viagem dura de 6h a 18h ‚Äď ou de carro, pela estrada AM 070. De l√°, deve-se pegar outra embarca√ß√£o at√© o parque, que funciona das 7h √†s 18h e cobra ingresso de R$ 5 por pessoa.

√Č necess√°ria ainda a emiss√£o de uma autoriza√ß√£o, que deve ser solicitada com anteced√™ncia pelo telefone (92) 3365-1345 ou pelo e-mail [email protected] Dentre as atra√ß√Ķes do Parque est√£o os s√≠tios arqueol√≥gicos com petr√≥glifos e as praias de areia clara. Mais informa√ß√Ķes: www.icmbio.gov.br.

Rota internacional

Encontro das √Āguas do lago de Tef√© e do Rio Solim√Ķes / Divulga√ß√£o
Encontro das √Āguas do lago de Tef√© e do Rio Solim√Ķes / Divulga√ß√£o

Embora em Manaus tamb√©m possua um Encontro das √Āguas (entre o Rio Negro e o Rio Solim√Ķes) o Encontro das √Āguas de Tef√© (entre o Lago¬† Tef√© e o Rio Solim√Ķes), esse possui a quest√£o de ser um corredor internacional. Tef√©, localizada a 575 km de Manaus, est√° no cora√ß√£o da Amaz√īnia Internacional. Tef√© est√° inserida no corredor tur√≠stico do rio Amazonas, com conex√Ķes internacionais com cidades colombianas como Leticia, Bogot√° e Iquitos, al√©m de localidades da Amaz√īnia peruana.

Tamb√©m √© a porta de entrada para a Reserva Mamirau√°, patrim√īnio natural da humanidade tombado pela Unesco, onde se encontra a Pousada Uacari, refer√™ncia em turismo comunit√°rio.

Al√©m do Encontro das √Āguas, aproveite a estadia para conhecer outros atrativos como o Semin√°rio S√£o Jos√©, a Comunidade da Miss√£o e as praias Ponta Branca, Itapu√£, entre outras.

Air√£o Velho

Ruínas Históricas do Airão Velho / Divulgação
Ruínas Históricas do Airão Velho / Divulgação

Um outro local que você não pode deixar de conhecer, são as Ruínas Históricas do Airão Velho. Para chegar lá, é necessário sair da cidade de Novo Airão, que fica distante da capital  180 km.

Essa cidade fantasma no meio da floresta est√° cercada de mist√©rios. Embora pare√ßa ser m√≠tica, ela existe e est√° localizada nas cercanias do munic√≠pio de Novo Air√£o. O s√≠tio hist√≥rico de Air√£o Velho remonta ao s√©culo 17 e ainda guarda vest√≠gios dos tempos da borracha. A grande atra√ß√£o s√£o as ru√≠nas da antiga vila que, segundo diz a lenda, foi abandonada ap√≥s uma infesta√ß√£o de formigas. Depois da visita, ainda √© poss√≠vel fazer uma trilha at√© as Grutas do Madad√°, dois conjuntos de imensos blocos de rocha cercados de vegeta√ß√£o. J√° em Novo Air√£o, o turista n√£o pode deixar de conhecer a Galeria Jirau, √† beira do rio, que re√ļne o melhor da arte em madeira produzida na regi√£o.

Camping em Presidente Figueiredo

Camping em Presidente Figueiredo/ Divulgação
Camping em Presidente Figueiredo/ Divulgação

Outro ponto que n√£o tem como deixar de visitar √© a Terra das Cachoeiras. O munic√≠pio de Presidente Figueiredo √© parada obrigat√≥ria para os mochileiros de plant√£o. Al√©m das belas paisagens, o lugar oferece o ambiente perfeito para quem curte fazer trilhas, esportes radicais ou simplesmente acampar. Nesse √ļltimo caso, duas op√ß√Ķes perto do Centro da cidade s√£o o camping da Dona Maria, no Parque Urubu√≠, e a Cachoeira do Mutum. Mas se voc√™ quiser mais aventura, procure conhecer a Cachoeira da Neblina. Com mais de 30 metros de altura, ela √© isolada e quase desconhecida: s√£o quase 8 km de trilha para chegar at√© l√°! Para quem n√£o conhece a regi√£o, a dica √© contratar um guia local.

Serra do Espelho da Lua

Serra do Espelho da Lua / Divulgação
Serra do Espelho da Lua / Divulgação

E pra encerrar esta humilde lista, a cidade de Nhamund√° com a Serra do Espelho da Lua n√£o poderia deixar de ficar de fora. Localizada na ilha de Nhamund√°, que fica a 375 km de dist√Ęncia de Manaus, o local foi sempre relatado pelos antigos viajantes. A hist√≥ria conta que foi nesse lugar do atual munic√≠pio de Nhamund√° que o navegador Francisco de Orellana avistou as √≠ndias guerreiras e que passaram a batizar o grande rio que corre pela regi√£o.

Desde então, a Serra do Espelho da Lua se tornou conhecida como o ponto em que as Icamiabas iam se banhar e coletar o material com o qual fabricavam os místicos muiraquitãs. Outros atrativos de Nhamundá são as praias da Liberdade e Ponta das Pedras. Do porto saem barcos regulares para Manaus, Parintins e Santarém.

Coment√°rios