Conhe√ßa mais sobre a Princesinha do Solim√Ķes, Manacapuru

256

Manacapuru é um município brasileiro localizado na região metropolitana de Manaus, e é quarto município mais populoso do estado do Amazonas com cerca de 94.175 habitantes (IBGE 2015), possuindo uma área de 9.329,234 Km.

Restauração

O pr√©dio da Restaura√ß√£o fica situado na avenida Eduardo Ribeiro, no centro da cidade. Ele foi inaugurado no dia 1¬ļ de janeiro de 1898, seu nome √© uma homenagem ao movimento conspirativo deflagrado em 30 de novembro de 1640, por 56 patriotas portugueses com fito de liberar Portugal do julgo Castela (1580-1640).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A obra possui um valor arquitet√īnico imponente, revelando uma constru√ß√£o avan√ßada para seu tempo e condi√ß√Ķes de¬† lugar. No local, funcionam atualmente v√°rios projetos sociais como Sesc Ler, Projeto Jovem Cidad√£o, m√ļsica e teatro. O pr√©dio hoje disp√Ķe de biblioteca, sala de cinema com capacidade para 40 pessoas, galeria de exposi√ß√£o de obras de artes e um anfiteatro, tudo dispon√≠vel para a popula√ß√£o manacapuruense.

C√Ęmara Municipal de Manacapuru
(Av. Eduardo Ribeiro – Centro)

O prédio que ora representa o Poder Legislativo, aos moldes Judiciário, também passou a incorporar o espírito da democracia há relativamente a pouco tempo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cumpre ressaltar que as depend√™ncias em an√°lise, al√©m de sua fun√ß√£o basilar, tamb√©m se prestam para reuni√Ķes e manifesta√ß√Ķes populares. Em face da inexist√™ncia de uma facilidade espec√≠fica, o local tem abrigado as peri√≥dicas do Tribunal do J√ļri, momentos em que a popula√ß√£o se aglomera em seu interior para, avidamente, assistir a julgamentos de crimes de grande repercuss√£o social.

Fórum de Justiça Dr. Giovani Figlioullo
(Av. Eduardo Ribeiro – Centro)

Somente a partir de 1994, esta portentosa constru√ß√£o passou a gozar do “status” de F√≥rum de Justi√ßa da Comarca, tendo antes o Poder Judici√°rio se hospedado, sucessivamente nos dias atuais, pr√©dio da C√Ęmara Municipal e Sede da Unidade Educacional de Manacapuru. No decorrer de sua exist√™ncia o pr√©dio prestou-se a v√°rias finalidades, alguns de de cunho p√ļblico e outras de escopo privado.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Finalmente questionamos se a aparente solid√£o dessa ordenada pilha de cal, tijolo e pedra fruto de um momento espec√≠fico da hist√≥ria e, diante de um impressionante rio Solim√Ķes circuncidado por exuberante vegeta√ß√£o, n√£o se constitui em mais um dos diversos aspectos desse Amazonas festejado, que com sua enormidade, parece obscurecer todas as fr√°geis estruturas erigidas pela m√£o do homem.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Coment√°rios