Conheça o Arquipélago Fluvial de Mariuá – O maior arquipélago fluvial do mundo em Barcelos

612

Pouco conhecido localmente, o maior arquipélago fluvial do mundo está no Amazonas! Trata-se do Arquipélago Fluvial de Mariuá, que fica no coração da cidade de Barcelos, nossa primeira capital do Estado do Amazonas e que fica distante 400 km em linha reta de Manaus.

O  Arquipélago Fluvial de Mariuá é considerado como o maior arquipélago fluvial do país e também do mundo, com cerca de 1.400 ilhas.

Arquipélago Fluvial de Mariuá em Barcelos / Divulgação
Arquipélago Fluvial de Mariuá em Barcelos / Divulgação

Com uma biodiversidade de fauna e flora riquíssima, seu território faz parte do Parque Nacional do Jaú, da floresta Amazônica brasileira, do Parque Estadual Serra do Araçá e APA. O Arquipélago Fluvial de Mariuá está Localizado nas margens do Rio Negro, tem 140 Km de extensão e 20 Km de largura. É habitado principalmente por botos cor-de-rosa e cerca de 700 espécies de peixes comestíveis e ornamentais.

Loading...

Vale salientar, que apesar de suas 400 ilhas,o Parque Nacional de Anavilhanas não é o maior arquipélago fluvial do mundo. O maior arquipélago fluvial do mundo é o de Mariuá, em Barcelos (AM), com aproximadamente 1.400 ilhas.

Abrangendo cerca de 400 ilhas, o Parque Nacional de Anavilhanas situa-se no rio Negro, próximo ao parque nacional do Jaú / Divulgação
O Parque Nacional de Anavilhanas abrange cerca de 400 ilhas e situa-se no rio Negro, próximo ao parque nacional do Jaú / Divulgação

Durante o verão amazônico, a cidade de Barcelos oferece cerca de 40 Km de praias, dezenas de lagos, igarapés e paranás, ótimos para a prática de pesca esportiva e consolidando cada vez mais como um dos destinos favoritos no verão.

Esse cenário deslumbrante pertence à cidade de Barcelos, é relativamente antigo. O arquipélago foi descoberto pelo ano de 1922, por um satélite da Nasa e desde então, passou a ficar na mira do turismo internacional. O município possui ainda dentre os intermináveis atrativos, rios piscoso como o Ererê, Cabeçudo, Castanho, Jacaré Padauiri, Araca, Unini e muitos outros, que integram um parque aquático ao lado do Rio Negro.

Arquipélago Fluvial de Mariuá / Foto : Guilherme Quadros
Arquipélago Fluvial de Mariuá / Foto : Guilherme Quadros

O arquipélago de Mariuá é considerado uma das maravilhas da natureza Amazônica. Excelente para quem quiser praticar pesca esportiva e ao mesmo tempo estar em contato com um lugar único no mundo!

De fato trata-se de um verdeiro paraíso ecológico , são tantas paisagens deslumbrantes que hipnotiza só de olhar e pra nós simples mortais só nos resta contemplar e agradecer a Deus por ter criado tanta beleza.

Acompanhe abaixo uma galeria de fotos do Arquipélago Fluvial de Mariuá – O maior arquipélago fluvial do mundo em Barcelos


São mais de 700 ilhas e centenas de praias e bancos de areia simplesmente indescritíveis. Um dos últimos paraísos na Terra…

Foto : Guilherme Quadros

Comentários

comentários