Inicial Colunas E se fosse em Manaus? Conheça o sistema de recolhimento de lixo seletivo à vácuo. Manaus está pronta pra isso?

Conheça o sistema de recolhimento de lixo seletivo à vácuo. Manaus está pronta pra isso?

2 minuto de leitura
0
23

Um dos maiores problemas da cidade de Manaus sem dúvida é o lixo e a sujeira. No Centro de Manaus é comum ver sujeira pra todo lado. Conforme se distancia do centro, o problema fica cada vez grave.

Infelizmente para aumentar ainda mais a sujeira, alguns caminhões de lixo às vezes largam chorume pelas vias, poluindo mais o ambiente e disseminando o mau cheiro.

Porém o que tem sido feito por parte do poder público ou das empresas que são pagas para prestar esse serviço? Que técnicas ou tecnologias elas estão utilizando para que essa sujeira cesse ou diminua? Quais estímulos ou atividades estão sendo desempenhadas para que essa realidade mude? Que sistema de armazenamento de lixo poderá ajudar a combater as sujeiras das ruas e as pragas urbanas? Lixeiras seletivas já não está na hora de ser implantada em Manaus ou ainda é algo longe da realidade? Por quê? Existe algum prazo para que finalmente uma alternativa simples como essa faça parte da nossa vida? Pra que as pessoas vão separar o lixo se na hora da coleta se mistura tudo? São tantas perguntas, mas nenhuma resposta. O tempo passa e a cidade de Manaus fica para trás.

Coleta de Lixo em Manaus / Foto : Divulgação
Coleta de Lixo em Manaus / Foto : Divulgação

Na cidade de Estocolmo, capital da Suécia, porém, foi desenvolvido um sistema de recolhimento à vácuo do lixo. Ele funciona da seguinte maneira: todas as lixeiras são conectadas a uma rede de tubos que encaminha, por sua vez, os resíduos para o local de descarte adequado.

Lixeira seletiva à vácuo (Foto: Envac/Divulgação)
Lixeira seletiva à vácuo (Foto: Envac/Divulgação)

Quando a lixeira está cheia, um sensor emite um sinal para que o lixo seja sugado a uma velocidade de 70 km/h. Quando chegam na central de coleta, os sacos de lixo são separados e enviados para a reciclagem ou incineração.

Com esta novidade, além da redução de poluição atmosférica, há uma economia de 40% dos gastos com o serviço de coleta.

Sistema subterrâneo e à vácuo de descarte de lixo (Foto: Envac/Divulgação)
Sistema subterrâneo e à vácuo de descarte de lixo (Foto: Envac/Divulgação)

Será que Manaus está preparada pra isso? Será que algum político que aí está tem essa preocupação? Por isso deixo no ar a pergunta: E se fosse em Manaus? Deixe sua resposta nos comentários.

Marcus Pessoa - Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e nessa minha coluna "E se Fosse em Manaus?" escrevo sobre Políticas Criativas Funcionais sempre com um olhar pautado em projetos bem sucedidos e que poderiam perfeitamente serem aperfeiçoados e replicados em Manaus.
Marcus Pessoa – Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e nessa minha coluna “E se Fosse em Manaus?” escrevo sobre Políticas Criativas Funcionais sempre com um olhar pautado em projetos bem sucedidos e que poderiam perfeitamente serem aperfeiçoados e replicados em Manaus.

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas
Comentários estão fechados.