Home Regionalismo Turismo Conheça os 5 principais pontos turísticos de Novo Airão

Conheça os 5 principais pontos turísticos de Novo Airão

6 min - tempo de leitura
432

Hoje a cidade de Novo Airão completa 63 anos. A cidade que tem toda uma origem marcada por uma lenda. Hoje, o município que fica distante a 180 km de Manaus, é famoso por possuir a Estação Ecológica de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com cerca de 400 ilhas, centenas de lagos, rios e igarapés – todos ricos em espécies de vegetais e animais. O local é o paraíso dos biólogos e ecologistas, estando hoje incorporado ao Parque Nacional de Anavilhana.

Nesta publicação, separamos os 5 principais pontos turísticos da cidade de Novo Airão para que você possa aproveitar bem as suas férias de fim de ano!

Parque Nacional de Anavilhanas

Lugar espetacular! A começar pelo Rio Negro, uma atração maravilhosa! 22km de largura com 400 ilhas!! Visual diferente em cada curva que os barcos vão percorrendo pelos Paranas, canais e lagos! Quase nenhum mosquito. Muito verde mas pouca fauna! Não espere uma quantidade de animais muito abundante!! Mas as caminhadas pelos agapos e pela nata são divinas!

Parque Nacional de Anavilhanas / Foto de viajante enviada por: Zefla (nov de 2018)
Parque Nacional de Anavilhanas / Foto de viajante enviada por: Zefla (nov de 2018)

Flutuante dos Botos Cor de Rosa

Os botos são livres, mas acostumados com o pessoal do flutuante, que inclusive cuida deles quando estão doentes ou machucados. É basicamente a única forma de conhecer um boto cor de rosa, já que as chances de vê-los no rio é mínima.

Por isso, quem for a Novo Airão não pode deixar de visitar o flutuante dos botos. Neste passeio a gente tem a oportunidade de ficar bem pertinho deles e entender um pouco mais de como eles vivem. Indico o passeio mesmo que já tenha tido interação com os botos antes.

Flutuante dos Botos Cor de Rosa / Foto de viajante enviada por: Jarlan C (set de 2018)
Flutuante dos Botos Cor de Rosa / Foto de viajante enviada por: Jarlan C (set de 2018)

Parque Nacional do Jaú

Natureza pura na veia. Ótimo controle feito na entrada do parque nacional, logo na chegada pelo rio Jahu. A exuberância da natureza e da floresta é de impressionar qualquer um. Trilhas com destino final em cachoeiras ou igarapés deslumbrantes. É necessário um guia autorizado pelo parque e o transporte só pode ser feito por pequenas embarcações.

O parque nacional do Jaú é um lugar lindo, exótico, exuberante. Amazônia real e autêntica. Quem já foi sabe do que eu estou falando.

Parque Nacional do Jaú
Parque Nacional do Jaú / Foto de viajante enviada por: 1Sam39 (ago de 2014)

 

Velho Airão

Esta antiga vila que um dia serviu de residência para um dos “coronéis de barranco” (negociantes de borracha), hoje totalmente em ruínas. É interessante ver o domínio da Natureza sobre construções de menos de 100 anos. Alguns lugares já estão totalmente ocultos pela vegetação. A única pessoa que cuida do local é um japonês chamado Nakayama. Sua história de vida é fantástica. O acesso é a partir de Novo Airão e leva umas 3 horas.

Vale a pena caminhar entre as casas abandonadas e tomadas pela floresta de Velho Airão. Algo muito diferente de qualquer coisa que eu já tinha visto. Parece cenário de filme.

Velho Airão / Foto de viajante enviada por: Christoph B (nov de 2016)
Velho Airão / Foto de viajante enviada por: Christoph B (nov de 2016)

Galeria Jirau e artes café

Novo Airão realmente é um lugar surpreendente, uma galeria de arte bem no meio da Floresta Amazônica! Quem poderia esperar encontrar algo assim, desse nível e ainda por cima, com obras de arte tão maravilhosas? Recomendo a visita e as obras para aquisição, são belíssimas. Um local para inspiração.

Arte regional de alto nível. Móveis, marchetaria e belas pinturas organizadas num espaço à beira do Rio Negro, com vista para o arquipélago de Anavilhanas.

Vale muito apenas conferir os lindos artesanatos feitos pela população local, com bons preços e várias opções.

Galeria Jirau e artes café / Foto de viajante enviada por: ruyctone (mai de 2017)

 

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Turismo

Deixe uma resposta

Leia Também

Aleam antecipa pauta da próxima semana com oito Projetos de Lei e cinco vetos do governo

  A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai colocar em votação, na próxima sem…