Conhe√ßa os benef√≠cios da manteiga de tucum√£ para est√©tica e sa√ļde

238

√Č o fruto da Palmeira do Tucum√£ (Astrocaryum tucum√£Martius), sempre verde, √© uma palmeira presente tamb√©m na Amaz√īnia. Fruta de polpa saborosa, rica em vitaminas e bem usada na culin√°ria regional.

A palmeira do tucumã, atinge até 20 metros de altura e é explorada ou cultivada por seu palmito, frutos comestíveis e madeira utilizada para a arte artesanal.

Benefícios da manteiga de tucumã
Benefícios da manteiga de tucumã

Originalmente do Brasil, mas especificamente da floresta Amaz√īnica. Ela cresce igualmente tanto em zonas secas como √ļmidas, desde as √°reas que nunca s√£o inundadas durante a esta√ß√£o das chuvas, assim como ao longo dos rios. Ela tem entre seis e quinze folhas retas, que podem atingir seis metros de comprimento.

Os frutos, globulosos, t√™m 4-5 cent√≠metros de di√Ęmetro.Eles s√£o amarelo-alaranjado ou verde amarelado e fornecem um √≥leo comest√≠vel.

O caro√ßo do fruto √© envolvido por uma polpa muito fina que √© muito apreciada para a prepara√ß√£o de certas especialidades culin√°rias. As fibras s√£o extra√≠das das folhas e s√£o utilizadas para a fabrica√ß√£o de redes, cestos, chap√©us e outros utens√≠lios √ļteis na Amaz√īnia.

O √≥leo da am√™ndoa do tucum√£ √© muito parecido em apar√™ncia, consist√™ncia e propriedade comparado com o √≥leo da am√™ndoa do dend√™. √Č ideal para fins culin√°rios.A manteiga de Tucum√£ √© extra√≠da do fruto, tanto da polpa quanto da am√™ndoa.

A manteiga da semente de Tucuma é muito similar na aparência, na consistência e nas propriedades a manteiga de palma. Devido ao seu de baixo nível de ácidos livres, o processo de refinação é muito mais simples comparado ao óleo de palma. A alta concentração de ácido graxo láurico (47%) do óleo da amêndoa do tucumã qualificá-o com propriedades excelentes para ser utilizado na saponificação.

Benef√≠cios e aplica√ß√Ķes:

Um total de 25 óleos gordos foram identificados no óleo extraído da polpa. Ele contém quase 25,6% de ácidos gordos saturados e 74,4% de ácidos gordos insaturados, entre os quais os ácidos gordos steáricos, oleicos elinoleicos são os principais.

O √≥leo de tucum√£ tem aplica√ß√Ķes no tratamento da sa√ļde da pele por conta da sua composi√ß√£o em √°cidos gordos (n√≠vel elevado de √°cidos gordos essenciais).Ele confere brilho aos cabelos secos e estragados e age como um creme hidratante para a pele deixando-a muito macia.

A manteiga de Tucum√£ √© rica em √°cidos l√°urico, mir√≠stico e ol√©ico. √Č um excelente emoliente que apresenta alto poder de espalhabilidade e proporciona toque sedoso e macio √† pele. √Č muito rica em vitaminas A (o teor de vitamina A chega √†s 50.000 u.i.por 100g de polpa, tr√™s vezes mais que a cenoura). Este teor elevado em provitamina A, principalmente dos carotenoides, confere-lhe uma capacidade antioxidante elevada. Tamb√©m rica em B1, B2, C e pectina, uma fibra natural importante. √Č rica em √īmega 3,6 e 9, comportando-se como um excelente hidratante com alto conte√ļdo graxo por conter √°cido l√°urico, mir√≠stico e ol√©ico.

Manteiga de Tucum√£
Manteiga de Tucum√£

Aplica√ß√£o em produtos para a hidrata√ß√£o da pele, lo√ß√Ķes corporais e produtos capilares para cabelos danificados.

Propriedades:
‚ÄĘ Alta a√ß√£o hidratante
‚ÄĘ Alto poder emoliente
‚ÄĘ Maciez e sedosidade

A Manteiga de Tucum√£ aplica√ß√£o em produtos para a hidrata√ß√£o da pele, lo√ß√Ķes corporais, produtos capilares para cabelos danificados.

Utilização:
‚ÄĘ Produtos capilares
‚ÄĘ Lo√ß√Ķes corporais
‚ÄĘ Hidratantes
‚ÄĘ cremes
‚ÄĘ lo√ß√Ķes
‚ÄĘ b√°lsamos
‚ÄĘ bases de maquiagem
‚ÄĘ sabonetes

Concentração Recomendada: 2 à 10%

A Manteiga de Tucum√£ √© obtida das sementes e polpa da fruta, utilizando um processo natural de extra√ß√£o de press√£o √† frio sem solventes ou subst√Ęncias qu√≠micas. Este tem uma vantagem sobre t√©cnica do solvente, na medida em que produz manteigas que s√£o superiores em termos de estabilidade.

 

Coment√°rios