Conheça os benefícios do Uixi para a saúde

156

Uxi é uma planta medicinal originaria do estado do Pará, também conhecido popularmente como axuá, pururu, Uxi, Uxi-liso ou Uxi-pucu, muito utilizado como suplemento alimentar, ou no tratamento de inflamações do útero e artrite. O Uxi é uma planta que possui uma casca cinzenta e tronco liso e reto. As suas folhas são denteadas e as sementes oleaginosas, isso sem contar que sua madeira é considerada de boa qualidade.

A árvore de Uxi pode chegar até 30 metros de altura. O Uxi é considerado por muitos milagroso no tratamento de miomas uterinos. Ao cortar o caroço de Uxi, descobre-se dentro um pozinho que é utilizado como cosmético e antigamente era usado para cobrir manchas na pele e aliviar coceiras. Pode ser usado com farinha de mandioca ou para fazer doces, sorvetes e licor.

Uxí vem do tupi guarani, mais a etimologia e significado ainda não foi descoberto. Também recebe o nome de Uchiá, Uxipucú e Uxizeiro. / Foto : Divulgação
Uxí vem do tupi guarani, mais a etimologia e significado ainda não foi descoberto. Também recebe o nome de Uchiá, Uxipucú e Uxizeiro. / Foto : Divulgação

Benefícios do Uxi Para Tratar Inflamações no Útero: Devido às substâncias anti-inflamatórias contidas no Uxi, ele contribui para inibir processos inflamatórios no útero, um problema bastante comum entre mulheres, muitas vezes ocasionado pela baixa das defesas imunológicas do organismo feminino.

Benefícios do Uxi na Proteção do Corpo: O Uxi possui poderosos antioxidantes que ajudam a proteger o corpo. Além disso, as células do nosso corpo estão constantemente sujeitas a danos tóxicos pela formação de radicais livres. Esses radicais livres são provenientes da oxidação da membrana celular, responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano.

Benefícios do Uxi Contra a Hipertensão Arterial: É fato consumado que o Uxi deve aparecer com regularidade no menu quando se quer barrar a constrição dos vasos. afinal, o Uxi é uma exímia fonte de fibras, compostos que dificultam a absorção de gorduras e do colesterol ruim, o LDL.

Por participar dessa faxina nas artérias, o Uxi auxilia o sangue a circular sem sujeiras no caminho. Mas, em se tratando de hipertensão, um representante dessa turma merece destaque, é o Uxi que oferece, além das fibras, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B. Esse conjunto de nutrientes têm impacto direto no relaxamento dos vasos.

Benefícios do Uxi Para Saúde / Foto : Divulgação
Benefícios do Uxi Para Saúde / Foto : Divulgação

Benefícios do Uxi Para o Sistema Imunológico: A vitamina C, presente no Uxi aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater micro-organismo e estruturas estranhas que podem danificar o corpo. O nutriente também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, o nutriente ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças.

Benefícios do Uxi Contra o Câncer: Estudos científicos mostraram que o consumo regular de Uxi pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, pois ele possui um poder antimutagênico, que evita o surgimento de certos tipos de câncer. Além disso, seus compostos fitoquímicos são capazes de induzir a morte das células cancerígenas por meio de um processo de apoptose – elas se suicidam – e, dessa forma, evitam a formação de um tumor.

Benefícios do Uxi Na Proteção Contra Alguns Cistos: O Uxi ajuda a equilibrar a proporção de estrogênio com progesterona no seu corpo. Isto ajudará a reduzir os cistos. Além disso, o Uxi é rico em fibra que ajuda o corpo a eliminar toxinas nocivas, colesterol e outros resíduos de produtos processados pelo fígado.

Benefícios do Uxi na Proteção Contra os Vírus: A ação Antiviral do Uxi promove uma proteção contra vários tipos de vírus, como é o caso da gripe, do resfriado, da febre, da tosse e de várias outras.

Benefícios do Uxi Para Saúde / Foto : Divulgação
Benefícios do Uxi Para Saúde / Foto : Divulgação

Benefícios do Uxi Contra as Rugas e Celulites: O Uxi possui tem sua composição algumas substância com ação anti-inflamatória que ajudam o corpo a livrar-se de elementos potencialmente carcinogênicos. Além disso, tais substancias contribuem também na diminuição de rugas precoces e também a celulite.

Benefícios do Uxi Para o Emagrecimento: O Uxi também possui algumas substancias diuréticas que são substâncias que aumentam a diurese (remoção de fluidos corporais através da urina). A ação diurética do Uxi estimula os rins a liberar o sódio, a água e restos provenientes dos processos metabólicos do organismo, ajudando assim no processo de emagrecimento.

Benefícios do Uxi na Desintoxicação do Organismo: Consumir diariamente o Uxi nos ajuda a eliminar substâncias nocivas que afetam a nossa saúde, tais como o álcool, as gorduras, os aditivos, a cafeína e etc. Além disso o Uxi promove a desintoxicação completa do nosso organismo.

Agora que você já conhece os benefícios, que tal uma merenda de fim de tarde chibata maninho!!! Uixi com café!!!

Uixi com café / Foto : Reprodução Facebook Metido Na Cozinha
Uixi com café / Foto : Reprodução Facebook Metido Na Cozinha

Comentários